Fisioterapia na desnervação crônica


Fisioterapia na desnervação crônica


http://3.bp.blogspot.com/_614KuE2pzQ0/THBZg7cVuLI/AAAAAAAAABo/JpmkeKRqiVw/s320/images.jpg

A desnervação é uma das alterações patológicas mais comuns em músculo. Acontece quando há perda do axônio motorou de todo o motoneurônio.

As causas pode ser:

- Doença do próprio motoneurônio, como na esclerose lateral amiotrófica ou na amiotrofia espinal;

- Trauma medular

- Compressão da medula espinal por tumores

- Lesão do axônio motor nos nervos periféricos

Importante lembrar que as neuropatias periféricas de qualquer etiologia são causas importantes de desnervação crônica.

A fibra muscular desnervada sofre atrofia simples, com redução de volume por diminuição do número de miofibrilas e organelas. O contorno externo da fibra, que é normalmente poligonal com ângulos arredondados, geralmente torna-se angulado, devido à compressão pelas fibras vizinhas não atróficas.

Assim sendo, a desnervação promove alterações no músculo esquelético, fato que pode ser observado pela diminuição do trofismo, aumento do tecido gorduroso e do tecido conjuntivo no músculo acometido. Além disso, a diminuição da atividade neuromuscular pode desencadear complicações secundárias, como úlceras de pressão, osteoporose e disfunções neurovegetativas.

A recuperação da função muscular pós-desnervação depende não somente da regeneração nervosa, mas também das condições do músculo no momento da reinervação, tais como trofismo muscular, tamanho da área de fibrose e capacidade miogênica das células satélites.

Na clínica de fisioterapia, um dos métodos mais empregados no tratamento após desnervação, com o objetivo de minimizar ou reverter os danos causados pelo comprometimento da comunicação entre nervo e músculo, é a eletroestimulação.