Fisioterapia e o Pilates

Pilates é o nome dado a uma série de exercícios físicos que tem por objetivo melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Ele é indicado principalmente para reabilitação física e para melhorar o condicionamento físico e até mesmo o bem-estar. Para isso o Método Pilates utiliza mais de 500 exercícios em 9 aparelhos diferentes para desenvolver o corpo de forma harmoniosa. O método também combina a respiração com os movimentos do corpo. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração. Em geral inspirando (expandindo as últimas costelas), iniciamos o movimento e ao final do último movimento do exercício, devemos estar com os pulmões vazios. Ter expirado todo o ar, puxando mais ainda o umbigo em direção à coluna. Joseph Pilates dava grande importância à preservação da flexibilidade, isto é, incentivava o fortalecimento global. A partir de seus estudos, chegou aos exercícios que hoje constituem seu método mundialmente conhecido. Pilates buscou exercícios que pudessem oferecer esses benefícios e dessa forma, o método Pilates é capaz de promover o fortalecimento global, melhora da flexibilidade e controle corporal, de forma simultânea.

Apesar de ser considerável a aceitação do método aqui no Brasil, e embora tenham estudos científicos, ainda há uma carência de estudos em referência a todos os seus benefícios sobre a saúde. Algumas considerações relevantes já podem ser evidenciadas, demonstrando efeitos positivos no aumento da flexibilidade do sistema músculo-esquelético e das articulações no indivíduo.

O Método Pilates tem como objetivo a reconstrução e reeducação dos movimentos fundamentais, possibilitando assim a organização neuromuscular ideal da postura e do movimento, essenciais na reabilitação. A atenção especial é colocada na segurança e apropriada seleção de exercícios, em função da individualidade, do padrão postural e das perspectivas de reconstrução do movimento. O Pilates utiliza entre seus exercícios de estabilização estática e dissociação, exercícios de estabilização dinâmica, exercícios de mobilização e exercícios de estabilização reeducação funcional. Os princípios do método Pilates envolvem a concentração, respiração, centralização, controle, precisão, movimento fluido e isolamento.

Por meio do Método Pilates é possível melhorar o padrão postural e a consciência corporal pelo constante estímulo da estrutura músculo-esquelética, na forma geral e específica, desencadeando a lubrificação e o fortalecimento das articulações. A melhora na mobilidade da coluna vertebral e na função das musculaturas estabilizadoras, principalmente as posturais, e o aumento da flexibilidade de grande parte dos grupamentos musculares envolvidos em movimentos de maior amplitude, permitem amortecer a sobrecarga corporal sobre as articulações. Reflexos benéficos diretos também poderão ser observados em termos de melhora no humor e no nível de disposição para a realização das atividades da vida diária. O Método Pilates ajuda nitidamente na manutenção e diminuição dos sintomas daqueles que sofrem de artrose.

O método Pilates fortalece e condiciona os músculos do core, estabilizando dinamicamente o corpo e garantindo a dissociação biomecanicamente saudável entre membros e tronco. O core é definido como sendo o complexo lombar-pélvico dos quadris. O centro de gravidade do corpo, onde se iniciam os movimentos e é essencial componente no mecanismo de proteção da coluna vertebral pela combinação de apropriado alinhamento postural e força de estabilidade. Pode ser aplicado às Gestantes, Crianças, Idosos, Distúrbios Neurológicos (como uma técnica associada), Amputados e Problemas na Coluna Vertebral como a escoliose, por exemplo, e Pessoas com Incontinência Urinária entre outros. A técnica garante melhora da musculatura do assoalho pélvico, e a postura global melhora bastante devido ao trabalho de alongamento, fortalecimento e propriocepção. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que o indivíduo consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. O fundamental do método Pilates para crianças e adolescentes é o trabalho de coordenação motora, alongamento, postura e preparo para o estirão do crescimento. Os exercícios do método Pilates são indicados para gestantes após o terceiro mês de gestação. A prática dos exercícios promove melhora da circulação geral, evita a retenção líquida e/ou edema de extremidades que normalmente ocorrem devidas às alterações hormonais. Estes exercícios preparam a gestante para o parto normal, pois tanto as musculaturas abdominais quanto do assoalho pélvico são enfatizadas. As lombalgias advindas da evolução do período gestacional são praticamente abolidas por meio dos exercícios de mobilidade, alongamento e fortalecimento muscular. O método Pilates proporciona à gestante melhora da capacidade muscular e respiratória necessários ao trabalho de parto. E em conseqüência, a reabilitação pós-parto certamente ocorrerá com maior efetividade.

Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que a postura estava errada, isto por falta de consciência corporal. A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível, existem dois desvios fisiológicos na coluna, que são a cifose (concavidade da coluna torácica e sacral) e a lordose (convexidade da coluna cervical e lombar), quando estes desvios são patológicos são chamados de hiperlordose ou hipercifose (aumento da curvatura), retificação (diminuição ou ausência da curvatura podendo chegar até uma leve inversão da curvatura fisiológica) ou escoliose (desvios laterais em formato de C ou S) que pode ser congênita ou adquirida.

Os dentistas, os ourives, os digitadores, as manicures, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho. Na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta de acordo com cada tipo de trabalho (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc.) para prevenir futuros distúrbios posturais. Uma pessoa que se senta de maneira encurvada, em uma cadeira inadequada para costurar ou digitar pode vir a ter problemas no cóccix, isto em longo prazo causa dores na coluna, desgastes vertebrais podendo gerar inclusive hérnias ou pinçamentos nervosos extremamente dolorosos.

O processo de instalação de um desequilíbrio muscular, normalmente, não é perceptível ao indivíduo até que suas conseqüências comecem a se manifestar, normalmente em forma de quadros álgicos e/ou deformidades. Estes desequilíbrios causados pela má postura enfraquecem um grupo muscular, gerando adaptações posturais e dores musculares, levando a um aumento de tensão e lesões freqüentes.

Um dos recursos que pode ser utilizado com a proposta de promover o reequilíbrio muscular é o Método Pilates, que consiste em uma série de exercícios físicos, os quais buscam a harmonia entre o corpo e a mente, isto é, um treinamento físico e mental, que melhora a consciência corporal por trabalhar o corpo como um todo. Os exercícios favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores, promovendo a eliminação da tensão excessiva em determinados grupos musculares, evitando assim as compensações conseqüentes aos desequilíbrios.

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Os exercícios podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o atleta até o sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos.