Fisioterapia e a Quiropraxia

Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897. Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo. O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuído a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.

A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde. No Brasil a Quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia, que é reconhecida e filiada pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC). Em 23 de maio de 2001, o COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, através da Resolução no. 220 reconheceu a Quiropraxia como especialidade do Fisioterapeuta. A ABRAFIQ - Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas é uma entidade profissional pioneira, de finalidade científica e cultural, sem fins lucrativos, criada para representar e defender os direitos dos Fisioterapeutas especialistas em Quiropraxia e de seus pacientes.

A Fisioterapia Quiropráxica é uma especialidade própria da Fisioterapia, que emprega recursos quiropráxicos na Avaliação, no Diagnóstico Cinético Funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema musculoesquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral. A Fisioterapia Quiropráxica objetiva a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulação, principalmente da coluna vertebral.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde. Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

Os principais problemas tratados pela Quiropraxia são: Dores na coluna lombar; Hérnia de disco e dor ciática; Dores no pescoço; Dores de cabeça; Dores e tensão muscular; Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo; Restrições às movimentações; DORT/LER.

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, são dadas orientações para exercícios específicos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.