Introdução
Visando a implantação de um serviço de fisioterapia, este projeto enfocará os métodos necessários para a construção e funcionamento da clínica. Que se chamará BIOFISIO.
Os critérios de escolha do local para a construção da clínica foram observados através de tópicos:
* Cidade pequena, com razoável desenvolvimento, possui 60 mil habitantes;
* É uma área de boa localização, de fácil acesso e com estrutura capaz de suprir as necessidades da mesma;
* Sendo o local pertencente a um dos sócios, diminuindo assim o gasto com a compra do local, sendo necessária apenas reforma e adaptações para o funcionando do centro;
* Possui apenas 3 clínicas de fisioterapia, cuja a especialização esta restrita a ortopedia;
* 1 clinica a RPG e ortopedia.
A BIOFISIO estará localizada na Rua 1º. Travessa nova santa Rita, 1ª, bairro santa Rita na cidade de Catu.
Os serviços a serem prestados serão: ortopedia, cardiologia, geriatria, eletroterapia, mecanoterapia, cinesioterapia.A BIOFISIO inicialmente trabalhará com os convênios que atendem as condições financeiras da população.
O valor estimado será de R$ 77.208,40 sendo cada sócio entrara com o capital de R$ 18.000,00 e o restante será pedido um financiamento.
Estrutura Física
O imóvel a ser para a implantação da clinica possui 500 m2. Sendo que utilizaremos uma parte e futuramente o restante.
Sendo dividida em:
* Sala de Reuniões: 5 X 15m ( largura X comprimento)
* Sala de Equipamentos: 3 X 30m
* Sala de Cinesioterapia : 6 X 3.20m
* Sala da Direção: 5 X 3.20m
* Copa: 3 X 3.50m
* 3 boxes de atendimento: 2 X 3.50m
* 1 consultórios: 3 X 2.70m
* Ginásio de Mecanoterapia: 10 X 10m
* 2 banheiros: 1 X 1.60m
* 2 banheiros para deficientes: 1.3 X 1.60
* 2 vestuários: 1 X 1.50m
* Recepção: 100 m2
Observações:
A clínica constará de 3 paredes de fórmico ( Divibox) – 7m2 = R$ 390,00. Sendo que usaremos esse material nos: boxes de atendimento, e vestuários.
Haverá três tipos de piso. Nas paredes dos banheiros, sala de reuniões, direção e copa será o piso normal. A área do ginásio e sala de equipamentos será de ardósia. E o restante com piso antiderrapante incluindo o piso do banheiro, para evitar acidentes.
A iluminação será de acordo a cada local, com lâmpadas florescentes e no local do ginásio placas transparentes; a instalação elétrica e hidráulica constará de um sistema de emergência.
Os banheiros de deficientes serão equipados com barras de apoio instaladas ao lado do vaso e lavabo.
Portas e Janelas:
* Largura da porta de entrada (com rampa): 2.3m
* Janelas do ginásio de mecanoterapia: 4m X 2m
* Janelas de cada box e consultórios de atendimentos: 1m X 0.6
* Porta para os banheiros de deficientes: 1m
* Porta para os banheiros: 0.80m
Lista de móveis e equipamentos:
Material de Mecanoterapia
Quant
Produtos
Fornecedor
1
Exten Flex Milenium
Vitally
1
Banco Scott
Vitally
1
Leg Press 45 graus
Vitally
1
Vitalete Milenium ll
Vitally
1
Abdominal Maquina Milenium
Vitally
1
Adutor/Abdutor Milenium
Vitally
1
Flexão Milenium
Vitally
1
Vita 8 Millenium
Vitally
1
Estante p/ anilhas horizontal Millenium 200kg anilhas
Vitally
1
Prancha clinical
Physio
1
Plataforma
Physio
1
Trapézio (Cadilac)
Physio
1
Suporte para os pés
Physio
1
Flex Ring
Physio
Material de Eletroterapia
1
Ultra –som Avatar V
KLD
1
Ultra som Sonomaster Mic. Communicator
KW
1
Laserplus As - Ga cod. 30
KW
1
Tens Portátil c/ maleta cod.411
ISP
1
Tensys ET 9771
KLD
Móveis
* Mesa c/ 4 cadeiras (para sala de reuniões)
* Mesa c/ 4cadeiras (para a copa)
* Mesa c/ 3cadeiras (para a direção)
* Armário p/ copa
* Microondas
* Mesa para revista
* Armário para materiais de consumo
* Armário p/ direção
* Telefones
* Bebedouros
* Fogão
* Geladeira
* Balcão da recepção
* Cadeira p/ recepção
Diversos
1
Bicicletas horizontal (profissional)
Fisiobras
1
Bicicletas vertical (profissional)
Fisiobras
1
Esteiras LX 160
Fisiobras
1
Roda de ombro (cromada)
Fisiobras
1
Physio Roll (30cm)
Carci
1
Physio Roll (40cm)
Carci
1
Physio Roll (55cm)
Carci
1
Physio Roll (70cm)
Carci
1
Conjunto de thera band (rolos de 5,5m) 5 cores
Carci
1
Bolas de Bobath (45cm)
ISP
1
Bolas de Bobath (55cm)
ISP
1
Bolas de Bobath (65cm)
ISP
1
Bolas de Bobath (75cm)
ISP
4
Escada de 02 degraus
Fisi/ISP
2
Negatoscópio (metal)
ISP
2
Cadeiras de roda adulto (cromada)
ISP
2
Andador com rodas
ISP
2
Andador sem rodas
ISP
1
Cama elástica (90cm) c/ jogo de bolas
ISP
3
Colchonete (1,83 x 0,66)
ISP
1
Suporte de Halteres
KEEP FIT
1
Maquina de Gelo EGC 50 tamanho 70 kg
Everest
3
Macas
2
Muletas pequenas
Carci
Contato com Fornecedores:
Fisiobras – Para alguns equipamentos do ginásio de cardiologia
Av. Getúlio Vargas, 648
Rebouças – 80 230 030
Curitiba – Paraná
Fone : (41) 232 2727
Email: fisiobras@fisiobras.com.br
Pró fisiomed - Para materiais de eletroterapia, materiais de consumo e outros produtos para fisioterapia.
Av. Azenha, 1514 e 1502 – Cj. 201
Porto Alegre – RS - Brasil
CEP: 90160- 007
Tel. / Fax: (51) 3217 4439 ou 3217 7377
www.profisiomed.com.br
Instituto São Paulo – Para alguns produtos de fisioterapia
Av. Internacional, S/N – Parque Industrial ll
CEP 85.825-000 – Santa Tereza do Oeste
Paraná – Brasil
Televendas: 0800 45 5689
Fisionet- http://www.fisionet.com.br/afisio.asp
Recursos Humanos
Os funcionários da clínica serão em número de 5. Terão 2 recepcionistas, com critérios de admissão: 2º grau completo, curso de informática, e idade entre 20 e 30 anos com experiência em clínicas de saúde. Sua carga horária será de 8 horas (horário de 8:00 às 12:00; de 14:00 às 18:00 horas) de trabalho ao dia. Ambas serão responsáveis por receber os clientes, preencher as fichas de cadastro e atendimento, atender telefone, encaminhar o paciente ao fisioterapeuta para avaliação e tratamento. Remuneração: R$ 390,00.
Também terá como funcionário um administrador para a clínica. Sendo que este será contratado a partir de indicações seguras de outros profissionais. O administrador será responsável em gerenciar as questões de recursos humanos, marketing e finanças. Ele será subordinado a somente um dos sócios que será eleito anualmente pelo conselho diretor (sócios). Sua remuneração:1.300,00.
Terá uma zeladora com os seguintes critérios para admissão: 1º grau completo, idade entre 30 à 45 anos. Sua carga horária será de 8:30 (horário de 8:00 às 11:30 ; de 2:00 às 6:00 horas) de trabalho. Com a função de fazer e manter a limpeza de todos os ambientes da clínica, organizar os materiais nos devidos lugares e auxiliar no serviço de copa. Remuneração: R$ 260,00
Terá também um guarda noturno, os critérios de admissão são: 1º grau completo. Sua função será fazer a supervisão da clínica no período noturno. Sua carga horária será de 8:00 (horário das 22:00 à 6:00)de trabalho. Remuneração: R$ 350,00. A divulgação das vagas será feita por classificados e a contratação por carteira assinada.
A sociedade consta de 3 fisioterapeutas e todos eles atenderão os pacientes, no entanto somente um será eleito como diretor geral. Todos terão carga horária de 40 horas semanais e a remuneração será uma parcela do lucro da clínica.
Implantação
Paredes de Fórmico (divibox): 1.170,00
Piso normal: 301,00
Piso antiderrapante: 4.015,40
Piso da ardósia: 914,00
Vasos sanitários: 395,00
Pia / lavabo: 559,00
Porta sanfona para os boxes e vestuários: 501,00
Lista de equipamentos, materiais de consumo e móveis: R$ 58.433,00
Custos de Marketing: R$: 1550,00
Custos dos funcionários: R$ 2.690,00
Outros: 1.680,00
Contrato de reforma com firmas de construção civil para as adaptações: R$ 5.000,00
TOTAL: R$ 77.208,40
Material de Mecanoterapia
Produtos
Valor Fornecedor
Exten Flex Milenium R$ 1652,00 Vitally
Banco Scott R$ 3180,00 Vitally
Leg Press 45 graus R$ 1.670,00 Vitally
Vitalete Milenium ll R$ 1.590,00 Vitally
Abdominal Maquina Milenium R$ 1.250,00 Vitally
Adutor/Abdutor Milenium R$ 1.953,00 Vitally
Flexão Milenium R$ 1.700,00 Vitally
Vita 8 Millenium R$ 9000,00 Vitally
Estante p/ anilhas horizontal Millenium 200kg anilhas R$ 310,00 Vitally
Prancha clinical R$ 200,00 Physio
Plataforma R$ 102,00 Physio
Trapézio (Cadilac) R$ 6.832,00 Physio
Suporte para os pés R$ 102,00 Physio
Flex Ring R$ 201,00 Physio
Sub Total R$ 36536,00
Material de Eletroterapia
Ultra –som Avatar V
R$ 2.390,00
KLD
Ultra som Sonomaster Mic. Communicator
R$ 1010,00
KW
Laserplus As – Ga cod. 30
R$ 1.902,00
KW
Tens Portátil c/ maleta cod.411
R$ 507,00
ISP
Tensys ET 9771
R$ 913,00
KLD
Sub Total R$ 6722,00
Móveis
Mesa c/ 4 cadeiras (para sala de reuniões)
R$ 485,00
Mesa c/ 4cadeiras (para a copa)
R$ 216,00
Mesa c/ 3cadeiras (para a direção)
R$ 210,00
Armário p/ copa
R$ 320,00
Microondas
R$ 430,00
Mesa para revista
R$ 64,00
Armário para materiais de consumo
R$ 156,00
Armário p/ direção
R$ 369,00
Telefones
R$ 426,00
Bebedouros
R$ 647,00
Fogão
R$ 340,00
Geladeira
R$ 680,00
Balcão da recepção
R$ 567,000
Cadeiras p/ recepção
R$ 90,00
Sub Total
R$ 5000,00
Diversos
Bicicleta horizontal (profissional) R$ 720,00
Fisiobras
Bicicleta vertical (profissional) R$ 782,00
Fisiobras
Esteira LX 160 R$ 2356,00
Fisiobras
Roda de ombro (cromada) R$ 420,00
Fisiobras
Physio Roll (30cm) R$ 80 ,00
Carci
Physio Roll (40cm) R$ 100,00
Carci
Physio Roll (55cm) R$ 134 ,00
Carci
Physio Roll (70cm) R$ 205 ,00
Carci
Conjunto de thera band (rolos de 5,5m) 5 cores R$ 334 ,00
Carci
Bola de Bobath (45cm) R$ 70 ,00
ISP
Bola de Bobath (55cm) R$ 90 ,00
ISP
Bola de Bobath (65cm) R$ 110 ,00
ISP
Bola de Bobath (75cm) R$ 123 ,00
ISP
Escada de 02 degraus R$ 150 ,00
Fisi/ISP
Negatoscópio (metal) R$ 275 ,00
ISP
Cadeiras de roda adulto (cromada) R$ 790 ,00
ISP
Andador com rodas R$ 195 ,00
ISP
Andador sem rodas R$ 195 ,00
ISP
Cama elástica (90cm) c/ jogo de bolas R$ 312 ,00
ISP
Colchonetes (1,83 x 0,66) R$ 253 ,00
ISP
Suporte de Halteres R$ 173 ,00
KEEP FIT
Maquina de Gelo EGC 50 tamanho 70 kg R$ 1.930 ,00
Everest
Macas R$ 510,00
Muletas pequenas R$ 63,00
Carci
Sub Total R$ 10175,00
Custos de Marketing
Folden: R$ 270,00 (para 2.000 foldens)
Outdoor: R$ 450,00
Rádio: R$ 230,00 durante 15 dias (4 chamadas por dia)
Coquetel: R$ 600,00
TOTAL: R$ 1550,00
Estimativa de Receita Operacional:
Haverão dois fisioterapeutas por diurno e cada um deles atenderá cerca de 16 pacientes de 8hs da manhã às 12:00 ou das 14:00hs às 18:00hs. Devido a isso cada sessão terá a duração de aproximadamente 30min. Levando em consideração que são cinco dias de trabalho por semana, então durante um mês a clínica terá a capacidade de atender 640 pacientes. No entanto, por ser recente no mercado, a estimativa de receita operacional reduz-se em aproximadamente 450 pessoas. O valor médio da sessão será de R$ 40,00.
Receita Preço Pacientes Sessões Total: Prç.X Pac.
Cinesioterapia
40
65
4
R$ 10.400,00
Ortopedia
40
85
10
R$ 34.000,00
Mecanoterapia
40
65
4
R$ 10.400,00
Cardiologia
40
75
8
R$ 24.000,00
Eletroterapia
40
95
10
R$ 38.000,00
Geriatria
40
65
10
R$ 26.000,00
Consulta/Total
40
450
R$ 142.800,00
A BIOFISIO tentará inicialmente se credenciar aos seguintes convênios: GOLDEN CROSS,SAÚDE BRADESCO, SUL AMÉRICA, PREVINA, UNIMED, UNIBANCO SAÚDE, PROMEDICA, Medial Saúde. Serão apresentados o Curriculum Vitae de cada profissional com a experiência mínima; documentação pessoal, documentos atualizados da clínica, vistoria da empresa, relatório dos equipamentos, especificação e o horário de atendimento. Sendo cumpridas todas as exigências, os profissionais serão avaliados e caso a resposta seja positiva haverá o credenciamento da clínica.
Custos de manutenção
Salários
1 Administrador
R$ 1.300,00
2 Recepcionistas
R$ 780,00
1 Auxiliar de serviço
R$ 260,00
1 Segurança
R$ 350,00
TOTAL
R$ 2.690,00
Outros
Água/ Luz/ Telefone
R$ 600,00
Contador
R$ 260,00
Material de limpeza
R$ 130,00
Material de escritório
R$ 80,00
Material de consumo
R$ 600,00
Total
R$ 1680,00
Documentação
Para adquirir a documentação necessária na implantação da clínica é necessário primeiramente que os sócios (fisioterapeutas) estejam credenciados ao CREFITO. Deve-se observar o local e suas dimensões, verificando se o mesmo se adequa aos padrões a serem explorados na clínica. Posteriormente deverá ser decidido se o local ou imóvel será comprado (escritura) ou alugado ( contrato de locação). A seguir é necessário procurar um contador para execução dos passos seguintes, para que o mesmo possa organizar e providenciar os seguintes documentos:
* Contrato social da empresa: estabelecerá deveres e responsabilidades dos sócios
* Inscrição de CNPJ ( Receita Federal): para requerer o C.G.C. ( Cadastro Geral de Contribuintes) que dará condições de abrir a clínica
* Inscrição estadual especial, já que não se trata de um comércio convencional,
* Inscrição municipal (licença) para o funcionamento: deve-se fazer um cadastro junto aos órgãos municipais, ou seja, junto a Secretaria das Finanças, onde será legalizado a clínica, quando será solicitado junto ao Escritório Regional de Saúde, a vistoria da clínica e logo depois será concedido a Inscrição Municipal com validade anual e receberá o Alvará de Funcionamento.
* Taxas de imposto sindical patronal correspondente ao capital social
* Inscrição na Caixa Econômica Federal para recolhimento de FGTS – empregados registrados e cadastramento de PIS
* Inscrição no INSS para recolhimento de encargos sociais da empresa – serão recolhidos mensalmente as contribuições dos sócios, empregados e da clínica.
* Alvará da Secretaria de Saúde Pública.
* Registro da Clínica junto ao CREFITO.
Conclusão
Todas as etapas de realização deste projeto estão interligadas e portanto devem ser completamente cumpridas para que o resultado saia de acordo às exigências estabelecidas e para que se mantenha um serviço de excelente qualidade. Estas etapas foram se concretizando pouco a pouco até a conclusão das mesmas.
O valor de investimento para a implantação da Biofisio ficou de aproximadamente de R$ 230.000,00. Este valor , por ser uma implantação hipotética e pela situação econômica atual dos supostos donos da Biofisio, realmente é alto.
As dificuldades encontradas foram a busca de preços, planta baixa, receita operacional e descrever todo o trabalho. Devido a isso, o projeto pode estar falho em muitos pontos, mas no momento foi o melhor que se pôde fazer.
Esse projeto de implantação de uma clínica de fisioterapia foi importante porque assim observou-se que implantar uma clínica de fisioterapia exige muito trabalho e dedicação, incluindo conhecimentos sobre planejamento, organização, direção e controle. Não podendo esquecer que todo o ambiente deve estar adequado às normas de exigências do CREFITO.