Agentes Termoterápicos

1) Compressas Quentes

As compressas quentes são um excelentes meio termoterápico alternativo para utilização no domicílio do paciente. Utiliza a transmissão de calor por condução direta e devem ser aplicadas por 20 a 30 minutos.

Seus efeitos fisiológicos são: a ação sedante, por proporcionar um aumento significativo na circulação sangüínea superficial, aumentando o metabolismo celular. Mais nutrientes são carreados para o local e mais catabólitos são absorvidos.

As indicações compreendem: mialgias, entorses, torcicolos, cãimbras, furúculos, abscessos, fascites, traumatismos crônicos, cólicas viscerais, artralgias reumáticas.

As contra-indicações compreendem: bursites agudas, edemas, feridas abertas, tumores malignos, distúrbios de sensibilidade, dermatites, traumatismos agudos, processos hemorrágicos, varizes.


2)Parafina

A temperatura de fusão da parafina vai depender da sua qualidade. O ideal é que fique entre 51º a 45ºC. O ponto ideal de aplicação é quando a parafina líquida começa a formar uma trama em sua superfície.

O paciente deve tirar todos os metais que estão no local da aplicação e lavar muito bem a região.

Existem três modos de aplicação: imersão, pincelamento e enfaixamento. Após a aplicação recobre-se a região com um plástico e uma toalha, para manter o calor. Deve ser aplicada no mínimo 3 vezes por semana, durante 20 a 30 minutos.

As indicações compreendem: fibrose pós-gessado, retrações pós-cirúrgicas, artrites, tenossinovites, limitações várias dos movimentos articulares.

As contra-indicações compreendem: déficit da sensibilidade, hipersensibilidade ao calor, doenças dermatológicas, lesões da pele, dor, edemas.


3)Forno de Bier

Talvez seja um dos mais antigos dispositivos usados na fisioterapia. Consiste em uma peça confeccionada com flandre e madeira, em forma de hemi-cilindro, aberto nas duas extremidades, forrado internamente com uma camada de asbesto (que não deixa o calor dissipar) e contendo em ambos os lados de sua face interna resistores de niquel-cromo.

Possui duas formas terapêuticas: calor seco e o calor úmido. Fazer a aplicação durante 20 a 30 minutos, e pode ser associado a parafina. Deve-se fazer no mínimo três vezes por semana.

As indicações do forno de Bier: Contraturas musculares, cérvico-dorso-lombalgias, distensões musculares superficiais na fase crônica, entorses na fase crônica.

As contra-indicações do forno de Bier: Diminuição ou perda da sensibilidade localizada, edemas, alguns casos de fragilidade capilar, processos infecciosos, estados febris, tumores malignos, pele desidratada, sobre ferimentos em cicatrização.


4) Radiação Infravermelha

A radiação infravermelha é invisível aos olhos. Quando utilizamos uma lâmpada que a emite e que tem a cor vermelha, é porque a faixa de freqüência que nos beneficia mais está bastante próxima á faixa de freqüência da cor vermelha que é visível, ficando difícil isolar completamente uma da outra.

A radiação infravermelha não é quente, a sensação de calor é proporcionada pelo estado de vibração das moléculas quando a absorvem.. È um calor seco que atua superficialmente, não sendo capaz de se propagar a mais de 3 milímetros da pele.

Indicações: Furunculoses, acne, contraturas musculares, sedante, antiinflamatório, alguns tipos de micoses.

Contra-Indicações: Distúrbios de sensibilidade, hemorragias, edemas, neoplasias, edemas, pele desidratada, traumatismo agudo, albinismo.

Técnica de Aplicação: O aparelho de infravermelho deve ser colocado perpendicularmente ao paciente, para evitar grande reflexão. A distância á pele do paciente deve ser de uns dois palmos. Deve-se aplicar entre 15 a 20 minutos. Deve-se proteger com algodão ou toalha úmida os olhos e lábios do paciente, para não provocar ressecamento e queimaduras.


5)Ultra-Som

O som nada mais é do que um movimento vibratório, dentro de uma freqüência de 16Hertz a 16KiloHertz. Se o movimento vibratório estiver abaixo desta faixa é chamado de infra-sons, se estiver acima é chamado de ultra-sons.

Os ultra-sons proporcionam os efeitos tixotropo e de cavitação. O efeito tixotropo consiste na propriedade que apresentam os ultra-sons de liqüefazerem as substâncias no estado gelatinoso. Um bom exemplo é a fase inicial do esporão de calcâneo que é amplamente beneficiado com a aplicação do ultra-som antes que já esteja totalmente calcificado. O efeito de cavitação é bastante danoso se for aplicado sobre os olhos, sobre o útero grávido, sobre o ouvido, sobre o coração.

È imprescindível um perfeito acoplamento entre o cabeçote e a pele do paciente, utilizando uma substância que apresente uma impedância acústica próxima ao tecido humano. O ultra-som pode ser aplicado por duas técnicas: aplicação por acoplamento direto e pela técnica subaquática.

Os efeitos fisiológicos dos ultra-sons: micromassagem a nível celular, mobilização do plasma celular, ação sobre os gel tixotropos, modificação do PH celular, aumento da permeabilidade da membrana celular, aumento no processo da difusão, modificação da respiração tissular, liberação de substâncias ativas farmacológicas, aumento do metabolismo celular, aumento da reabsorção celular, normalização da circulação sangüínea e linfática, efeito antiinflamatório, descontraturante e sedante.

Testa-se o aparelho de Ultra-Som com o teste da névoa onde coloca-se algumas gotas de água sobre a superfície do cabeçote, onde deve haver a formação de uma névoa fina sobre a superfície do cabeçote.

Indicações: cervicalgias, dorsalgias, lombo-ciatalgias, contraturas musculares, processos fibróticos, tendinites, fascites, miosites, miogeloses, bursites na fase crônica, distensões musculares ou ligamentares, entorses, sinusites.

Contra-Indicações: Aplicação sobre zona cardíaca, sobre útero grávido ou menstruado, sobre processos dolorosos agudos, sobre varizes, principalmente trombosadas, sobre eminências ósseas com técnica de acoplamento direto, sobre zonas infectadas, sobre tumores malignos, aplicação sobre olhos, ouvidos, gônadas, entre outras.


6)Ondas-Curtas

Chamamos de ondas-curtas as ondas eletromagnéticas geradas na freqüência dos Megahertz ou seja, na faixa dos milhões de ciclos por segundo.

Técnicas de aplicação: a) Em série: é utilizada quando queremos cobrir uma região muito extensa mas que, ao mesmo tempo, seja superficial. Por exemplo : o trapézio ou a musculatura paravertebral. b) Em paralelo: é utilizada quando queremos irradiar uma região pequena, porém, profunda. Como por exemplo o quadríceps, os músculos da região lombar.

Devemos aplicar o ondas-curtas durante 15 a 20 minutos.

Cuidados na aplicação de Ondas Curtas: Não devemos aplicar OC em áreas com implante metálico (osteossíntese); sobre equipamentos metálicos como marcapassos; Não utilizar camas metálicas; Envolver bem os eletrodos com uma toalha felpuda; Não deixar os cabos dos eletrodos tocarem a pele do paciente; Devemos manter vigilância durante o tratamento, pois a queimadura do OC é bastante grave, pois atinge os estratos mais profundos da pele, quase sempre provocando fístulas de cicatrização; Utilizar o teste néon para verificar se o equipamento não está vazando corrente; Conscientizar o paciente para ele não mudar de posição depois da colocação dos eletrodos; Não deixar os cabos cruzarem durante a aplicação, pois pode provocar um curto-circuito.

Efeitos biológicos: Antiinflamatório, sedante, desintoxicante, antiálgico, descontraturante, cicatrizante.


CRIOTERAPIA OU HIPOTERMOTERAPIA

O tratamento através do gelo, já é conhecido dos fisioterapeutas há um longo tempo. Enquanto o gelo está em contato com a pele ele é um vasoconstritor ao ser retirado , a pele começa a mostrar uma grande reação vasodilatadora que, dependendo do paciente pode durar até 20 minutos. O efeito analgésico começa a se instalar em torno de 15 minutos após iniciada a aplicação, podendo durar até 30 minutos após esta ser encerrada.

Ações fisiológicas: Proporciona uma vasoconstrição vascular, impedindo o extravasamento plasmático por ocasião dos traumatismos agudos; Ação analgésica em conseqüência a uma diminuição na velocidade de propagação dos estímulos nocipitivos; Aumento da circulação periférica, quando o estímulo é retirado; Diminuição acentuada do metabolismo celular localizado; Redução da produção de histamina; Diminuição do consumo de oxigênio; Aumento da viscosidade sangüínea; Diminuição da neuro-condução; Diminuição da hiperemia pós-exercício; Diminuição da dor; Diminuição da atividade enzimática; Diminuição do espasmo muscular; diminuição da descarga fusal.

Indicações: Ação analgésica; Vasoconstrição; Ação antiespasmódica.

Contra-Indicações: Distúrbios de sensibilidade; Insuficiência circulatória; Hipersensibilidade ao gelo;