A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO OMBRO DOLOROSO

A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO OMBRO DOLOROSO

RESUMO: Ombro doloroso é uma síndrome caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, incluindo as articulações, tendões e músculos, ligamentos e bursas.
A estes sintomas se agregam àqueles que caracterizam transtornos ou afecções locais ou a distância de implicações etiopatogênicas no aparecimento da síndrome.
As alterações energéticas e fisiopatológicas do processo de adoecimento iniciam-se sempre com o desequilíbrio energético entre o Yang e o Yin. As desarmonias energéticas que afetam o homem podem ter como causas fatores externos ou internos que agem de tal maneira que quebram o ciclo das ligações e das circulações energéticas entre as diferentes partes do corpo.

Palavras-chave:, Acupuntura, Ombro Doloroso, Ombro congelado, Fisioterapia

ABSTRACT: Painful shoulder is a syndrome characterized for pain and functional impotence of varied degrees, that acomet responsible structures for the movement of the shoulder, including the joints, tendões and muscles, ligaments and bursas. To these symptoms if they add in the distance to that they characterize place upheavals or problem or of etiopatogênicas implications in the appearance of the syndrome. The energy and fisiopatológicas alterations of the adoecimento process always initiate with the energy disequilibrium between the Yang and the Yin. The energy disharmony that affects the man can have as causes external or internal factors that act in such way that they break the cycle of the linkings and the energy circulações between the different parts of the body.

Key words: Shoulder pain, Acupuncture, Frozen Shoulder, Physiotherapy

SUMÁRIO

Introdução
Metodologia
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia

INTRODUÇÃO

A agitada atividade da vida diária e ainda o envolvimento laboral, originam no cidadão comum, compromissos de crescente complexidade no ombro, que exigem nos dias de hoje, atitudes de diagnóstico e tratamento determinantes. Em termos absolutos, o numero de doentes com patologia do ombro tem vindo a crescer de modo significativo, dando origem não só a uma elevada morbilidade, mas e também, a consequentes custos sociais associados. Eleva-se pois não só o consumo de consultas, de exames imagiológicos, de medicamentos e tratamentos vários, mas também o numero de dias de sofrimento e mesmo até de ausência ao trabalho e envolvimento na vida familiar. As razões do sofrimento destes últimos doentes, são várias, mas a maior parte das vezes estão relacionadas com gestos de desempenho diários, que obrigam ao uso frequente e muito repetido dos membros superiores, originando microtraumatismos de repetição.
O ombro é formado por três articulações (gleno-umeral), acrômio-clavicular e esternoclavicular e uma região de deslizamento entre a escápula e região torácica, que são essenciais para todos os tipos de movimentos realizados pelo ombro. O principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro é o manguito rotador.
O manguito rotador é formado pelos seguintes músculos: supra-espinhoso, infra-espinhoso, subescapular e redondo menor. Possui inserção tendinosa no úmero, facilitando a estabilidade articular e propiciando movimentação.
A dor no ombro é a segunda causa de queixa de dor no aparelho locomotor, precedida apenas pela dor referida na coluna vertebral. As causas de dor no ombro são várias, mas a maioria delas está relacionada às estruturas situadas entre a articulação glenoumeral e o arco coracoacromial.
Na visão energética e fisiopatológica do processo de adoecimento iniciam-se sempre com o desequilíbrio energético entre o Yin e o Yang. As desarmonias energéticas que afetam o homem podem ter como causas fatores externos ou internos que agem de tal maneira que quebram o ciclo das ligações e das circulações energéticas entre as diferentes partes do corpo: Alto e baixo, exterior/interior, direito/esquerdo, levando ao estado de desequilíbrio energético.
As alterações nas circulações de energia podem ser conseqüência da penetração de energias perversas nos canais de energia secundários(Luo longitudinal e Tendino-muscular), ocasionando o aparecimento de algias periféricas superficiais localizadas, ou, se as energias perversas seguem o trajeto desses canais de energia secundários e penetram o canal de energia primário, elas podem provocar alterações na circulação de energia, tais como estagnações e bloqueios,e, com isso, provocar dores mais profundas e nas proximidades das articulações. Outra ação que os agentes perversos provocam além de algias periféricas são distúrbios funcionais do tronco e dos membros, que são concernentes as alterações dos Zang Fu, causadas pelo Vazio ou Plenitude de Qi ou pela presença das energias perversas. Estes fatores alteram as funções energéticas dos Zang Fu, podendo originar as estagnações e bloqueios de Qi, que promovem o aparecimento de algias periféricas ou mesmo ocasionam a impotência funcional dos músculos, as retrações dos tendões e dos músculos, os tremores, etc.

METODOLOGIA

Para esse estudo de revisão foram utilizadas as seguintes bases de dados eletrônicos: MEDLINE, PUBMED, SCIELO e SCIENCE DIRECT. As palavras-chave utilizadas foram: Acupuntura (Acupuncture), Ombro Doloroso (Pain Shoulder), Ombro congelado (Frozen Shoulder), Fisioterapia (Physioterapy). As palavras chave Ombro doloroso, ombro congelado e fisioterapia foram pesquisadas associadas a palavra chave Acupuntura, com o objetivo de limitar a busca. Além dos artigos científicos foram pesquisados também livros que abordassem o tratamento para dores periféricas, bem como livros sobre intervenções terapêuticas utilizadas na fisioterapia.

Desenvolvimento

A acupuntura é uma intervenção terapêutica que tem sido praticada amplamente nos países orientais por milhares de anos (YUAN, 1998; YAMAMURA, 2001).
O tratamento pela acupuntura visa a manutenção do fluxo suave e harmonioso do QI e assim, traz a saúde para o organismo. Os meridianos percorrem todo o corpo conduzindo e distribuindo o QI para todas as regiões, incluindo os órgãos internos (MARTINS, 2003). Existem em três tipos, canais principais que são 12 no total, bilaterais e possui em relação fisiológica direta com os órgãos que lhe dá o nome. Existe uma relação de pares, de acoplados entre um órgão e uma visera na MTC. Por exemplo, o canal da bexiga é acoplado do Rim. Os canais maravilhosos são oito e não possui relação direta com os órgãos. Canais colaterais são inúmeros e possuem relação com a pele e músculos. Nos meridianos estão localizados a maioria dos pontos de acupuntura e são tradicionalmente os locais de introdução das agulhas, sendo ainda um local de correlação com as doenças em que se aplica a técnica especifica de tratamento.
A identificação do padrão de desarmonia energética de acordo com os meridianos é o mais antigo método de diagnostico (MARTINS, 2003). As alterações dos meridianos originam-se de quatro fatores: invasão do XIE, excesso de uso causando estagnação local e lesões esportivas. A patologia dos meridianos esta relacionada com a patologia da articulação, que são os locais ao longo do meridiano onde o QI penetra e sai, incluindo os fatores patogênicos, que se estabelecem facilmente, causando a Síndrome de Obstrução Dolorosa (MARTINS, 2003). Além de serem afetadas por fatores patogênicos exteriores, as articulações são afetadas pela deficiência generalizada do QI e do XUE que podem causar a carência de nutrição e, portanto a debilidade. O excesso de uso de um membro ou parte do corpo origina estagnação local do QI. As lesões desportivas levam a alteração nos meridianos, causando estagnação local do QI no meridiano (MARTINS, 2003). As lesões tendinosas estão relacionadas com o Fígado e Baço/Pâncreas, pois a parte contrátil do sistema musculoesquelético (tendão) esta relacionada com o F e a parte carnosa, muscular, refere-se às funções do BP, então tanto o F quanto Bp devem ser avaliada neste caso, tendo em vista que o desequilíbrio do Bp e do F podem resultar em deficiência de XUE para os músculos e tendões (ROSS, 1994).
Atualmente praticam técnicas consideradas tradicionais, como o agulhamento e estimulação manual, e mais atual como a utilização de aparelhos eletro estimuladores que são colocados nas próprias agulhas (YUAN, 1998).

O principio de tratamento ocidental para as patologias degenerativas envolvendo o tendão, na primeira fase, é a analgesia, obtida através de medicamentos alopáticos e/ou repouso associado à crioterapia (aplicação de gelo), recursos eletrotermoterapicos no local e fortalecimento muscular e correções de alterações biomecânicas (COOK, 2000). Dependendo do grau de acometimento ou extensão da lesão, o individuo pode ser submetido à intervenção cirúrgica que tem como objetivo a revascularização do local ou retirada de pontos de calcificação no local.
O tratamento na visão oriental e caracterizado por uma desarmonia interna, calor vazio e classificada como síndrome YANG, pois envolve a deficiência de matéria (YIN) de um tecido (YAMAMURA, 2001). Os possíveis padrões de desarmonia para a síndrome do ombro doloroso são: Depressão do QI do Fígado e estase de XUE (deficiência em manter um livre fluxo de QI e Xue). Leva a estagnação e acumulo de Qi, causando dor de característica não grave e distensão da região afetada, no caso da articulação do ombro. Se a estagnação evoluir para a estase de Xue, a dor se torna mais intensa, com sensação de punhaladas e não é migratória e nem intermitente, tornando-se dor fixa. O pulso é tenso transforma-se em tenso e irregular e a língua muda para cor púrpura e às vezes, com pontos púrpuros (ROSS, 1994). O outro padrão é a deficiência de Xue do Fígado, o F controla os tendões e quando o Xue do F for deficiente, os tendões não serão nutridos nem umedecidos ocasionando debilidade muscular e câimbras. O Rim interpreta um papel na formação do xue e uma deficiência do Qi ou da essência do R pode levar a deficiência de Xue. Portanto, qualquer uma das causas de deficiência do R pode também conduzir a deficiência de Xue do F (MACIOCIA, 1994). 3- Deficiência do YANG dos Rins. Em conseqüência, a deficiência do Yang resulta na debilidade de circulação de Qi e Xue (ROSS, 1994). 4- Deficiência de Qi / Yang do Bp. Qualquer disfunção deste órgão poderá causar problemas na produção de Xue (ROSS, 1994).

Após o diagnóstico eficaz do Canal de Energia principal acometido, deve-se para o tratamento proceder da seguinte maneira:
Utilizaçao dos pontos de acupuntura locais: IG15 (Jianyu), TA-14 (Jianliao), ID9 (Jianzhen), ID10 (Naoshu), IG16 (Jugu), M-MS14 (Naosahng), M-MS48 (Jianneling), ID 11 ( Tiazsong), que são aplicados em todos os tipos de ombralgias, com finalidade de aumentar o Qi correto e dissipar os agentes perversos. Para o tratamento ser mais eficaz, deve-se estimular os pontos da seguinte maneira nos casos de:
? Bursite do Ombro: após inserir a agulha de Acupuntura no ponto IG15 e se obter a “sensação”, deve-se retirar a agulha parcialmente e reinseri-la para frente e depois para traz;
? Periartrite do Ombro: Os pontos IG15, TA14, M-MS48, devem ser estimulados nas diferentes direções;
? Tendinite do Supra-espinhoso: o ponto IG16 deve ser estimulados para frente e para os lados, e no, IG15, a agulha deve ser inserida abaixo do acrômio;
? Tenossinovite do bíceps: a agulha deve ser colocada perpendicularmente no M-MS48 e, depois, para cima e para baixo, associando-se o M-MS48 ao P5 e ao P9;
? Ombralgia e Tai Yang e Shao Yang (parte posterior do ombro): estimular os pontos TA14 e ID16.

A utilização dos pontos de Acupuntura situados a distancia no tratamento de quadro agudo de ombralgia: deve-se estimular os pontos ID6 (Yanglao), B10 (Tianzhu), e unir o E38 (Tiaokou) ao B57 (Chengshan) com uma agulha longa.
Tratamento do Canal de Energia Unitário afetado: utilizar os seguintes pontos de Acupuntura com a finalidade de circular e aumentar o Qi do canal de Energia principal afetado e eliminar as estagnações e os bloqueios:
? Tay Yang – ID2 (Qiangu), ID3 (Houxi), B65 (Shugu), B66 (Tonggu), ID6 (Yanglao) e ID8 (Xiaohaí).
? Shao Yang – TA2 (Yemen), TA3 (Zhongzhu), VB41 (Linqí), VB43 (Xiaxí) e TA7 (Huizong).
? Yang Ming – IG2 (Erjan), IG3 (Sanjian), E43 (Xiangu), E44 (Neiting) e IG7 (Wenliu).
? Tai Yin – P9 (Tayuan), P10 (Yují), Bp2 ( Dadu), Bp3 (Taibaí), R6 (Kongzshuí) e P7 (Ximen).
? Jue Yin – CS7 (Daling), CS8 (Laogong), F2 (Xingjian), F3 (Taichong) e CS4 (Ximen).
? Shao Yin – C7 (Shenmen), C8 (Shaofu), R2 (Rangu), R3 (Taixi) e C6 (Yinxí).

Se a Ombralgia é aguda e unilateral, deve-se utilizar a técnica do tratamento pelo oposto, que é importante nas manifestações clínicas agudas. Se a afecção esta no alto, tratar o baixo. Se esta no meio, tratar alto e baixo. Se esta no Yang, tratar o Yin. Se esta no Yin, tratar o Yang. Se esta no lado direito, tratar o lado esquerdo e vice-versa.
Fortalecer a energia do Fígado e dos Rins através dos seus pontos de tonificação: F8 (Ququan) e o R7 ( Fuliu), respectivamente.
Se o agente etiológico for o vento, deve-se acrescentar o VB20 (Frengchí) e o TA17 (Yifeng); se for a umidade, deve-se acrescentar os pontos E40 (Fenglong) e CS6 (Neiguan); se for o frio, deve-se fazer o uso da Moxa.
Outra forma de tratamento é através do pavilhão auricular que é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por formar um microssistema, sendo capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e visceras. As reações positivas podem ser de diferentes tipos, entre as mais comuns podemos descrever: mudança na resistência elétrica, mudança no limiar doloroso, mudanças de coloração, alterações morfológicas, descamações, eczemas, presença de teleangiectasia, etc. Todas essas reações positivas podem aparecer no pavilhão auricular antes que a enfermidade se manifeste e podem desaparecer depois da cura da enfermidade.
Pontos tratamento: Ombro, shen men, Bp, F, R, occipital.

Conclusão

As análises obtidas através desta revisão, nos mostra um efeito positivo da utlizaçao da acupuntura no tratamento e melhora da dor e mobilidade em pacientes com problemas de ombro doloroso. Entretanto, observa-se uma carência de estudos referente a este tema.
Mais estudos com metodologias mais apuradas são necessárias para retirar o aspecto empírico da acupuntura, fazendo com que essa terapia continue ganhando cada vez mais
expressão na área da saúde.

Referências Bibliográficas

ROSS, JEREMY. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2 ed. São Paulo: Editora Rocca LTDA, 1994

MARTINS E. I. S., GARCIA, E. G. Pontos de acupuntura: Guia Ilustrado de referência. 1 ed. São Paulo: Ed. Rocca, 2003.

MACIOCIA, GIOVANNI. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para Acupunturistas e Fisioterapeutas. 8 ed. São Paulo: Editora Rocca LTDA, 1994.

YAMAMURA, Y. Acupuntura Tradicional: A arte de inserir. 2 ed. São Paulo: Ed. Rocca, 2001.

JORGE VAS, EMILIO PEREA-MILLA, CAMILA MENDEZ, et al. Acupuncture and rehabilitation of the painful shoulder: study protocol of an ongoing multicentre randomised controlled clinical Trial. BMC Complementary and Alternative Medicine, pg. 1-10, 2005.

KOZU, KÁTIA TOMIE; MUNIZ, MARCOS VINICIUS FERREIRA; PASCHOALIN, MARCO ANTÔNIO; BORGES, CLÁUDIA PARENTE; HENRIQUES, LOURDES TEIXEIRA; YAMAMURA, YSAO. Efeito do ponto de acupuntura E-37 (shangjuxu) no tratamento de ombro doloroso / Effect of acupunture point E-37 (Shangjuxu) in the treatment of paintful sholder. Rev. paul. acupunt; 6(1):7-11, 2000.

DONATELLI, R. A., WOODEN, M. J. Orthopedic Physical Therapy. 3 ed. Philadelphia: Ed. Churchill Livingstone, 2001.

GUERRA J., BASSAS E., ANDRESS M., ET al. Acupuncture for soft tissue shoulder disorder: a series of 201 cases. Acupuncture in Medicine, v 21, p. 18-22.