A importância da Reeducação Postural Global (RPG) em pacientes portadores de escoliose

A importância da Reeducação Postural Global (RPG) em pacientes portadores de escoliose. (Revisão de Literatura)
Laís Letícia Manção dos Santos, Franciele Salvalágio Garnês, Reinaldo Monteiro Marques.

Palavras Chave: RPG, Escoliose, Postura, Coluna vertebral.

INTRODUÇÃO

A postura humana tem sido objeto de estudo biomecânico, uma vez que desvios estruturais e funcionais da atitude causam desequilíbrio no sistema corporal, levando as compensações que podem gerar alterações em suas estruturas e funções, são usadas para realizar atividades com menor quantidade de energia. A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema músculo-esquelético, equilibrando e distribuindo todo esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes, porém muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo, percebem que sua postura estava errada, pois a má postura pode ser a causa de várias lesões, levando inicialmente à dor e depois a uma deformidade que pode torna-se irreversível (geralmente em pacientes idosos). (GONÇALVES et al, 2007; VERDERI, 2003).
A coluna normal é composta por 33 vértebras, separadas por discos intervertebrais justapostos, que formam a coluna vertebral. Toda coluna, apoiada sobre o sacro em alinhamento vertical, forma quatro curvaturas fisiológicas. Estas quatro curvaturas são chamadas lordose cervical e lombar com a convexidade anterior, cifose dorsal e sacral com convexidade posterior. (CAILLIET, 1979).
A escoliose é uma deformação morfológica tridimensional da coluna vertebral. As escolioses podem ser classificadas:
-Escoliose de Adaptação: mecanismo automático de adaptação do organismo a uma nova situação ou de defesa deste.
-Escoliose Malformativa: ocorrem durante a formação do feto, tem caráter geralmente irreversível, porém há necessidade de trabalho para não piorar a deformidade e não haver dores e complicações viscerais.
-Escoliose Neurológica ou Distrófica: geradas por acometimentos neurológicos e por patologia muscular.
-Escoliose Antálgica: há uma escoliose verdadeira de uma curva que piora devido a um processo doloroso qualquer no organismo, podendo muitas vezes nem ter ligação direta com a coluna.
-Escoliose Idiopática: sem causa aparente, em geral sem queixas sintomáticas, são as mais encontradas, porém com aparente deformidade no corpo.
-Atitudes Escolióticas: sem queixas e sem dores, porém durante o tratamento de RPG, na consulta, há manifestação de dor escondida pelo mecanismo de defesa. (BRUNO, 2005)
Os sintomas da escoliose são: má aparência, dor e complicações cardio-pulmonares. O termo postura é usado com freqüência para descrever o alinhamento biomecânico do corpo e sua orientação em relação ao ambiente. A boa mecânica corporal requer que a amplitude de movimento articular seja adequada. Para isso é necessário haver mobilidade e flexibilidade, que são conseguidos com alongamento muscular. O alongamento é utilizado no ganho de ADM, diminuição de espasmo, encurtamentos musculares, reabilitação, prevenção, e alívio da dor. A Reeducação Postural Global é um método terapêutico que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares e baseando-se no alongamento de músculos encurtados. O método trabalha com as cadeias musculares, realizando posturas de correção. (PRADO, 2006).
Na presença de escoliose com quadro de sintomatologia dolorosa uma técnica eficaz de tratamento é a Reeducação Postural Global (RPG), é um método da fisioterapia que trabalha nas desarmonias do corpo humano, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. A RPG melhora o instrumento corporal, corrige a morfologia suprime a rigidez e libera as articulações, resolve problemas musculares, desvenda-lhes as causas. (SOUCHARD et al 1996, SOUCHARD, 1992).

OBJETIVOS

O objetivo desta revisão bibliográfica é relatar a importância do tratamento da escoliose, utilizando o método de Reeducação Postural Global (RPG), visando um melhor alinhamento das curvaturas morfológicas coluna vertebral.

MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizamos o acervo bibliográfico na biblioteca das Faculdades Integradas de Bauru FIB e Universidade do Sagrado Coração - USC onde foram analisados artigos científicos e capítulos de livros, complementando com a internet e sites de pesquisa. Os artigos foram selecionados de acordo com as palavras chaves, datados de 1979 a 2007.

DESENVOLVIMENTO

A literatura pouco se refere ao tratamento fisioterápico empregado na escoliose e menos ainda em relação aos resultados deste. A escoliose sempre foi entendida como uma deformidade que adquire ares de definitiva, pouco importando o que se faz em termos de fisioterapia. Alguns autores referem-se a alguns métodos de correção, aos exercícios físicos, à estimulação elétrica etc., mas boa parte da literatura é reservada para falar do uso de coletes como forma de correção da escoliose e entre eles o mais usado é o de Milwaukee. Devido à rotação que acompanha a curva escoliótica, muitos a julgam irreversível e poucos acreditam na diminuição dos ângulos da curvatura. (MARQUES 1996).
Segundo Cailliet 1979, após o término do crescimento vertebral (por volta dos 15anos nas meninas), a coluna é menos flexível e, portanto menos corrigível.
Além das forças corretivas aplicadas pelo colete de Milwaukee, os exercícios que aumentam as forças corretivas são feitos ativamente, usando colete. Estes exercícios tendem a puxar a convexidade para longe de uma almofada, e empurrar a concavidade na direção da almofada oposta. Os exercícios também são feitos sem o colete, por toda a gama de movimento que é impedida pelo colete.
Molina e Camargo 2003 comprovaram a eficácia do método RPG em um estudo realizado com crianças que apresentavam escoliose e foram submetidas a tratamento com a RPG, utilizando duas posturas de alongamento muscular tipo excêntrico, de maneira lenta e progressiva, com duração de 25 minutos em cada postura.
De acordo com Bruno 2003, as vantagens da RPG está em visar restabelecer a funcionalidade e flexibilidade normais novamente a coluna, tem capacidade de moldar a coluna em todas as dimensões, tanto na estrutura articular vertebral como na muscular, reorganizando-a e promovendo uma modelagem estrutural de forma superficial e eficiente na sua correção.

CONCLUSÃO

É importante lembrar que, a alta incidência de escoliose idiopática gera preocupação quanto a sua evolução durante a fase de crescimento da criança, fazendo com que seja necessário tratá-la precocemente para um maior controle. Dessa forma, sugere-se que novos estudos mais aprofundados sobre o tema sejam realizados, para que seja possível aproveitar as novas técnicas fisioterapêuticas aplicadas em cada caso, inclusive a técnica de Reeducação Postural Global, sendo citada no presente estudo.

Referências

BRUNO, E.C; A reeducação postural global no tratamento da escoliose. Disponível em:. Acesso em: 15 Out. 2009.
CAILLIET, R. Escoliose: Diagnóstico e tratamento. 1ª Ed., São Paulo: Manole , 1979.
GONÇALVES J; BRUM L.M; SOUZA W; LIMA C.N.C. Coluna vertebral: O que nossos alunos estão fazendo com ela. 2007.104f. Tese (Saúde Pública)- Colégio Estadual Professor Murilo Braga, São João de Meriti/RJ.
MARQUES, A.P; Escoliose tratada com reeducação postural global. Disponível em: <>. Acesso em: 15 Out. 2009.
MOLINA, A. I.; CAMARGO, O. P. O tratamento da criança com escoliose por alongamento muscular. Revista Fisioterapia Brasil, São Paulo, v. 4, n. 5, p.369-372, set/out. 2003.
PRADO, C.C.A. Analise da avaliação por fotogrametria e goniometria em individuo com escoliose submetida à intervenção postural. 2006. 32f. Universidade do sagrado coração; Bauru S/P.
SOUCHARD, P.E. Esculpindo seu corpo Autoposturas de endireitamento. 1ªEd., São Paulo: Manole, 1992.
SOUCHARD, P.E. O STRETCHING global ativo A Reeducação postural global a serviço do esporte. 2ª Ed., São Paulo: Manole, 1996.
VERDERI. A. Importância da avaliação postural. 2003.70f. Dissertação (Desportiva)- Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba, Sorocaba/SP.