Home Care - atendimento domiciliar

O termo Home Care é de origem inglesa. A palavra "Home" significa "lar", e a palavra "Care" traduz-se por "cuidados". Portanto, a expressão Home Care designa literalmente: cuidados no lar. Home Care é uma modalidade de oferta de serviços de saúde.

Em Home Care a condição clínica ou enfermidade do paciente torna-se parte de um plano de tratamento global integrado, cuja finalidade é a ação preventiva, curativa, reabilitadora e/ou paliativa especializada. O atendimento domiciliar (Home care) é um novo conceito de prestação de serviço na área de saúde, enfocando o binômio paciente/família. A fisioterapia é parte integrante desse processo, cabendo portanto a sistematização de ações que permitam a execução desse cuidado.

Em 1796 o Home Care organizado foi praticado pela primeira vez na região de "Boston Dispensary", nos EUA. Essa organização de Home Care prestava serviços aos pobres e enfermos, dando-lhes a dignidade de serem tratados em seus lares ao invés de hospitalizá-los. Naquela época, os hospitais ainda eram considerados como casas infestadas pela peste, aonde os cidadãos pobres e enfermos eram enviados para morrer.



Por mais de um século, o Home Care tem sido considerado uma prática muito natural nos EUA, sinônimo de família e associado à noção de conforto, compaixão e segurança. Muitas famílias têm aceitado a grande responsabilidade de cuidar dos entes queridos que se encontrem enfermos, nos ambientes de suas residências. Com isto, os familiares e amigos procuraram cada vez mais os serviços de Home Care, para obterem o apoio necessário. No Brasil, por mais de uma década, os serviços de Home Care têm tentado se estabelecer, mesmo tendo enfrentado muitas das barreiras.



O desenvolvimento, na área privada, do atendimento domiciliar no Brasil, ocorreu sem o suporte de um padrão de licenciamento que orientasse o crescimento da modalidade Home Care, de uma forma uniforme e eficaz. A própria definição deste tipo de serviço sofreu várias interpretações e a natureza básica do mesmo foi, muitas vezes, mal representada. Por muito tempo haviam poucos profissionais com experiência nesta área no Brasil, e os estrangeiros sofriam com a falta de compreensão da cultura e da realidade socioeconômica brasileira. Porém, a realidade vem se transformando. Já existem muitos talentos nacionais, que estão se empenhando no desenvolvimento de uma modalidade que promete se impor no futuro no sistema de saúde. O Home Care no Brasil catalisado por profissionais de saúde que se tornaram pioneiros nesta área como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes sociais, que se dispuseram a introduzir um atendimento inovador e revolucionário na área de saúde, porém, muitas vezes, com pouco aprofundamento na complexidade que o Home Care significa.

O crescimento do atendimento domiciliar no Brasil é recente, datando da última década do século XX. A difusão desta modalidade de prestação de serviços ocorre tanto no setor privado quanto no setor público, fazendo parte da pauta de discussão das políticas de saúde que, pressionadas pelos altos custos das internações hospitalares, buscam saídas para uma melhor utilização dos recursos financeiros. O Home Care deve ser compreendido como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes e a seus familiares em um ambiente extra-hospitalar. O propósito do Home Care é promover, manter e/ou restaurar a saúde, maximizando o nível de independência do cliente/paciente, enquanto minimiza os efeitos debilitantes das várias patologias e condições que gerência. Este tipo de serviço é direcionado não somente aos pacientes, como também, de forma diferenciada, aos seus familiares em qualquer fase de suas vidas; seja para aqueles que aguardam seu restabelecimento e retorno às suas atividades normais, ou para os que necessitam de gerenciamento constante de suas atividades como também, para pacientes que necessitam de acompanhamento em sua fase terminal.

Os serviços domiciliares abrangem desde procedimentos simples, como serviços de reabilitação, tratamento de feridas diabéticas ou vasculares até outros de maior complexidade, como a internação domiciliar para condições mais graves, nas quais os pacientes que necessitam de respiração artificial e acompanhamento integral por profissionais especializados em monitoramento contínuo. Dentro do conceito de que a saúde deve ser sempre prioridade, a expansão do mercado de Home care no Brasil é uma forma de reduzir os gastos com a saúde, ampliando a possibilidade de assistência aliada ao conforto dos pacientes.

Este novo serviço de saúde, capaz de romper os limites da internação hospitalar, permite que sua estrutura convencional seja transferida para um ambiente no qual o paciente provavelmente se sentirá melhor: sua própria residência. As vantagens para o paciente são: ser tratado nas acomodações e no conforto do seu lar; ter maior privacidade, ter maior controle e segurança física; ter maior dignidade em um ambiente que não alimenta a idéia de enfermidade; estar em um ambiente de maior socialização; poder contar com o apoio, atenção e carinho da família; recuperar a saúde no menor prazo possível (já foi comprovado que a recuperação, com tratamento na própria casa, é mais eficiente e mais rápida); evitar riscos de infecções cruzadas e receber tratamento e cuidados com qualidade superior à do hospital.