Íons

ÍON

Íon é uma partícula atômica ou um grupo de átomo dotado de carga elétrica não – nula. Chama-se Cátion, quando essa carga é positiva e ânion quando ela é negativa.


K => Potássio

É muito utilizado para fazer sabão caseiro, é encontrado como um importante nutriente vegetal, sua carência deve ser compensada com a adição ao solo dos adubos potássios, como a carnalita e a silvina.

Também usado para a dissecação de gases, para a absorção de dióxido de carbono ou dióxido de enxofre e na preparação de sabão mole.

K2CO3 - carbonato de potássio, é obtido das cinzas resultantes da combustão da madeira e de plantas terrestres.

É empregado na fabricação de sabão mole e vidro, e como fonte para a preparação de diversos sais.

KI - iodeto de potássio, empregado na medicina na fabricação de papéis e reveladores fotograficos

KCl - cloreto de potássio, usado como fertilizante e na preparação de potassa caústica ou de outros sais de potássio.

No homem ( animais superiores), o K atua sobre as membranas celulares transmitindo impulsos eletroquimicos para as fibras musculares e para os nervos. Ele equilibra a atividade dos alimentos ingeridos e a eliminação de resíduos celulares.

A carência e o excesso de potássio no organismo são altamente prejudiciais.

Na => Sódio

O principal composto formado pelo sódio é o sal de cozinha, empregado na alimentação e encontrado em grandes concentrações nos mares e oceanos.

Devido a sua alta reatividade, o sódio forma compostos com a maioria dos agentes químicos inorgânicos e orgânicos.

O NaOH =>hidróxido de sódio apresenta propriedades corrosivas e constitui a substancia alcalina (básica) de maior aplicação química.. É altamente corrosivo para tecidos animais e vegetais, As soluções alcalinas que forma quando dissolvidos em água neutralizam ácidos em vários processos comerciais:- no refino de petróleo, remove ácido sulfúrico e orgânico, e na fabricação de sabão reage com ácidos graxos. Na manufatura de celofane, papel e fibras de viscose.

O sódio metálico é aplicado em metalurgia, na manufatura de substâncias químicas, na fabricação de remédios e em lâmpadas de vapor de sódio.

Sulfato de sódio - empregado na confecção de papel Kraft e cartão, além de vidros e detergentes.

Bicarbonato de sódio - utilização em sais estomacais e um dos principais ingredientes dos extintores químicos de incêndio.

Carbonato de sódio - empregado na fabricação de vidros, detergentes e substâncias de limpeza.


Ca => Cálcio

CaCO3 - Carbonato de cálcio, entra na composição do mármore, das rochas calcárias, das gredas e dolomitas, das estalactites e estalagmites.

Ca3(PÓ4 )2 - fosfato de cálcio (apatita)

CaSO4 - sulfato de cálcio (gesso)

No corpo humano o Ca é encontrado nos dentes e ossos, e sua deficiência provoca uma malformação óssea, conhecida como raquitismo (ou falta de vitamina D que é necessária para a absorção de Ca).

Também é importante para o mecanismo da transmissão nervosa e para a Contração muscular.


Mg => Magnésio

É encontrado também na água do mar, em águas salinas subterrâneas.

O metal pode ser obtido mediante o processo eletrolítico e o sicotérmico.

O Mg é quimicamente ativo, as ligas de Mg, sobretudo com o Ale, Manganês, Zircônio, Zinco e lantamideos, tem especial na fabricação de fuselagens, motores e rodas na industria aeronáutica.


P => Fósforo

Seu papel biológico, é aparecer no osso, que atua como suporte dos compostos de Ca. Especiais interesses apresentam as fosfatases, enzimas contidas na maior parte das secreções e células do organismo humano, que intervem em processos fisiológicos das mais diversas índoles, como a precipitação de fosfato de cálcio no tecido ósseo, a síntese de proteínas nos tecidos e a absorção de fosfatos no intestino,

Fosfato - Variedade de sal formado pelo ácido

Fosfórico - Presente na natureza em alguns minerais. De largo uso em medicina e na fabricação de fertilizantes.

Adubo - Mineral e mineralogia