Criofisiologia

A crioterapia como a criofisiologia fazem parte da criobiologia, que faz parte da criogenia.

O que é Crioterapia e Criofisiologia?

A palavra Crioterapia vem do grego Krios = Frio e Terapia = Tratamento.

Crioterapia refere-se ao uso de baixa temperatura no tratamento de enfermidades e é o sustentáculo de varias modalidades terapêuticas. Literalmente significa “terapia pelo frio”, ou seja, crioterapia é qualquer tipo de uso do gelo ou de aplicações de frio com objetivos terapêuticos, é uma aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, que resulte numa retirada do calor corporal diminuindo a temperatura tecidual.

Todas as técnicas existentes que utilizam o frio são chamadas de crioterapia.

Fisiologia vem do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo das funções,

Fisiologia: "é a disciplina científica que estuda o funcionamento dos seres vivos".

Então temos:

Criofisiologia: Estudo científico da natureza das funções do tratamento pelo frio, onde serão ressaltados os aspectos fisiológicos envolvendo as variações térmicas para as baixas temperaturas, a atuação do frio como agente terapêutico e recurso térmico baseado em vasoconstrição.

A criofisiologia é uma ciência que vem sendo estudada a fundo no Instituto para problemas da criobiologia e criomedicina da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia. O link do laboratório é o http://www.cryo.org.ua/ipk_eng/home_e.html

Os efeitos fisiológicos da aplicação do frio encontrados na literatura são: anestesia, redução do calor, redução do espasmo muscular, estimulação do relaxamento, permitir mobilização precoce, melhorar a amplitude de movimento, redução do metabolismo, quebra do ciclo dor-espasmo-dor, diminuição da circulação e na inflamação, estimula a rapidez do tecido.

A crioterapia é muito utilizada no meio esportivo por ser um meio terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula; além de ser prático, barato e eficaz.

Todas as técnicas existentes que utilizam o frio são chamadas de crioterapia, entre elas podemos citar:

Aplicação de gelo ou compressas geladas para atendimento imediato das lesões agudas; aplicação de gelo ou compressa gelada após cirurgia ortopédica; banhos de água fria, piscina fria, ou imersão em um balde de gelo parcialmente derretido.

Massagem com gelo;

Colocação de uma queimadura sobre água fria corrente;

Tratamento dos pontos gatilho com gelo;

Crioestimulação é uma técnica usada para tratamento de pacientes com lesão central ou periférica e tem como objetivo provocar alguma contração muscular, pode ser usada na forma de “taping” para estimular a área hiper sensibilizada;

Criocinesioterapia é uma combinação de aplicações de frio para causar hipoestesia à área do corpo lesionada combinada com exercício ativo, graduado e progressivo;

Crioflexibilidade;

Criocinética significa aplicação intermitente de frio e exercícios ativos;

Crioalongamento são aplicações alternadas de frio e alongamento muscular;

Crioestiramento são aplicações intermitentes de frio e estiramento de tecidos moles, banhos em água fria, como por exemplo, turbilhão frio ou imersão em balde com água com temperatura próxima a zero;

Crioeletroforese é uma técnica de veiculação transcutânea profunda de substâncias medicamentosas em baixas temperaturas, por via elétrica;

Hipotermia corporal antes de cirurgia abdominal ou transplante de órgãos;

Criosauna, que é a intervenção do frio por todo o corpo;

Criocirurgia ou crioablação que é a técnica utilizada para destruição dos tecidos através da produção de uma zona de necrose produzida pela aplicação de crioterapia eliminando os pontos lesionados e os tecidos circundantes ;

Criopreservação, que é a técnica de congelamento e armazenamento de materiais biológicos em temperaturas muito baixas.

A crioterapia apesar de ter uma história longa, sendo usada desde a antiguidade, deu inicio ao uso efetivo no tratamento das lesões esportivas só por volta de 1970.

A terapia fria também age na redução da dor, do edema, da resposta inflamatória e das perturbações circulatórias. Uma das suas principais funções no sistema circulatório é a redução do fluxo sangüíneo, devido à vasoconstricção. Esta ocorre por um estímulo das fibras simpáticas e a diminuição da pressão oncótica e da permeabilidade da membrana levam a uma redução do edema.

A queda da temperatura promove uma diminuição da ação muscular e um relaxamento dos mesmos, favorecendo a redução da espasticidade, pois ocorre queda da força de contração, devido ao seu efeito direto sobre o fuso, o que leva a uma redução da sensibilidade fusal e do reflexo tendinoso. Este mecanismo se dá devido ao aumento do limiar da dor e a diminuição da velocidade de condução nervosa que beneficiam o alongamento muscular, e em contrapartida favorece a redução da extensibilidade do tecido conectivo, proporcionando uma menor flexibilidade muscular.

No trauma e na inflamação, a terapia fria atua prevenindo o extravasamento sangüíneo, levando a uma menor quantidade de fibrinas e a uma menor síntese de colágeno, minimizando a aderência. Uma vez que a imobilização pós-trauma também contribua para o aumento da síntese de colágeno, o gelo pode atuar reduzindo o tempo de imobilização.

A crioterapia vem sendo cada vez mais estudada e utilizada como tratamento, hoje a necessidade de comprovação científica se faz necessária e com isso, busca-se cada vez mais o interesse dos pesquisadores pela criofisiologia.