simpatias

Para você ser mais feliz
Material necessário: 6 punhados de arroz 6 pedaços de papel branco pequeno 1 prato branco Açúcar Como preparar: Cozinhe o arroz até ficar bem mole, que dê para enrolar. Nos papéis brancos, escreva o pedido do que você precisa para ser feliz. Faça com o arroz 6 bolinhas, não esquecendo de por dentro de cada uma delas o papel. Coloque-as no prato e cubra com bastante açúcar. Deixe por 6 dias dentro de sua casa, depois coloque num mato limpo.

Para não faltar dinheiro na sua carteira

Material necessário: 3 grãos de milho de galinha 3 moedas de qualquer valor 1 pedaço de pano branco pequeno Como preparar: Com o pano faça um saquinho, coloque tudo dentro dele e feche-o. Coloque este saquinho na sua carteira.

Para diminuir a queda de cabelos

Material necessário: 3 sabonetes de glicerina 3 pentes (1 branco, 1 amarelo e 1 azul) Como preparar: Esta simpatia deve ser feita por 3 semanas. Na primeira semana, lave o cabelo com um sabonete e penteie com o pente branco, faça isto 3 dias. Reserve. Na semana seguinte proceda da mesma forma, usando o pente amarelo e na outra o pente azul. Após terminar a simpatia, leve o que sobrou dos sabonetes e os pentes em um mato que cresça rápido

Para afastar invejas da sua vida

Material necessário: 1 pedaço de pano branco 1 ferradura pequena 7 moedas 1 folha de louro 1 galhinho de Arruda 1 folha de hortelã Como preparar: Com o pano branco faça um saquinho e coloque a ferradura, as moedas e as folhas dentro dele, feche-o. Coloque dentro de seu bolso ou bolsa, trazendo sempre consigo.

Para que mulheres não cobicem seu marido

Material necessário: 7 palmos de linha vermelha 7 nomes de mulheres diferentes 1 pedaço de papel Como preparar: Escreva no papel o nome das mulheres. Faça um rolinho com o papel e enrole ele com a linha dando 7 nós. Pegue este pacote e enterre em uma plantas que tenha espinhos.

Pra ñ faltar dinheiro

Na fase da lua crescente. Compre uma espiga de milho madura (a maior que encontrar). Vire a palha sem quebrar e amarre com três fitas de cetim: uma verde, uma amarela e outra dourada. Faça um pedido às divindades da fartura e pendure a espiga na porta de entrada da casa, do lado de dentro.

Pra fazer amigos

Na próxima noite de Lua Cheia. Escreva seu nome a lápis num papel branco. Dobre o papel e coloque dentro de um pires branco com um pouco de mel. Deixe o pires no sereno durante toda a noite. De manhãzinha, antes dos raios fortes do sol, jogue o mel e o papel em água corrente. Repita o mesmo ritual a cada Lua Cheia. Você fará muitos amigos !

Pra limpar a casa dos olhos grandes

Fazer na entrada da lua crescente, de preferência numa quinta-feira pela manhã. Fazer esta magia apenas após ter defumado a sua casa ou praticado a magia da limpeza das más influências. 1 saquinho de pó de canela moída e fresquinha 1 vela de sete dias verde 1 copo com água mineral 1 prato branco virgem com mel e moedas Tome um banho e vista uma roupa limpinha.

Pra ter fartura em casa

Pegue o prato, acenda no meio a vela. Cerque a vela com 8 moedas e cubra com mel. Invoque os deuses da abundância enquanto prepara este material. Depois, espalhe suavemente o pó de canela em todos os quatro cantos de sua casa, pedindo que a fartura esteja sempre presente. Repita todo mês, ou sempre que sentir a necessidade.

DICAS PARA PREVENIR OLHO-GRANDE BANHOS DE ERVAS

Arruda macho (a arruda fêmea tem folhas negativas) - alfavaca-levante Pode-se comprar as folhas secas e botar em infusão na água quente. Deixar esfriar para tomar o banho de manhã cedo - da cabeça aos pés. Outro modo de preparar o banho é macerar as folhas com as mãos dentro d'água até a água ficar escura. Deixa-se descansar e toma-se o banho - sempre frio - dá cabeça aos pés - pela manhã.

AMULETOS (para usar na bolsa ou no bolso)

Alho macho (uma cabeça de alho) ou alho roxo - Figa de azeviche. Para descobrir qual é a verdadeira - que é a angolana - é só tentar escrever com ela. Se escrever é verdadeira. - Figa de marfim - Pé-de-coelho - Carvão mineral - Aço (escurece quando a pessoa não está bem espiritualmente. Nesse caso - tirar o cordão e fazer uma lavagem com as ervas indicadas para os banhos). - Cristal - Deve-se lavar em água corrente depois de comprá-lo ou que ganhá-lo. Uma vez lavado - somente o dono pode segurá-lo. Se outra pessoa pegar nele é preciso lavar a pedra outra vez. - Safiras, Esmeraldas, Águas-marinhas. As águas-marinhas devem ser usadas apenas por mulheres.

DENTRO DE CASA(Proteção)

Areia de praia. Para varrer os cômodos. - Olho de boi. Botar num copo d'água mais alto que a cabeça. Se alguém com olho-grande entrar em casa, eles se desfazem, estragam. Devem ser despachados num mato verde. - Ovos e Carvão. Botar numa tigela com água - três ovos e três pedras de carvão vegetal. Se houver mau-olhado os ovos arrebentam e o carvão flutua. Despachar na rua.

FORA DE CASA

Comigo-ninguém-pode. Plantar na entrada da casa - de preferência com uma tesoura aberta embaixo da raiz. TAMBÉM AJUDAM - Água-benta; Óleos santos; Banho de sal grosso do pescoço para baixo; Pedir uma rezadeira para ser rezado. 30 Ervas emagrecedor é, Diurético – Digestivo – Depurativo. Composição do Produto: Abacateiro, Chá Verde, Carqueja, Chapéu de Couro, Jambolão, Cavalinha, Melissa, Douradinha, Salsaparrilha, Erva de Bugre, Carobinha, Sene, Dente de Leão, Funcho, Cidreira, Sete Sangria, Hibisco, Graviola, Fucus Vesiculosos, Cascara Sagrada, Maracujá, Espinheira Santa, Quebra Pedra, Boldo do Chile, Jurubeba, Angélica, Pau Ferro, Cajueiro, Centella Asiática, Alcachofra. (É tudo o que existe de mais

LEVANTAR O ASTRAL

Evite que o desânimo chegue até você. Compre 1 imagem de Nossa Senhora das Dores (pode ser de papel) e, todas as quartas-feiras, acenda 1 vela branca sobre 1 pires e, depois, peça que ela afaste as energias negativas e você consiga viver em alto-astral. Não se esqueça de agradecer o que conseguir também, certo? Quando a vela terminar de queimar, diga: “Salve minha Santa, interceda junto a Deus para que eu possa alcançar minhas graças. Amém!”. Faça o Sinal-da-Cruz. Deixe as sobras da vela aos pés de uma árvore. Lave e reutilize o pires como de costume.

MELHORAR O ASTRAL

Todas as noites pegue a Bíblia e leia o Salmo 91, 2 vezes seguidas. Assim que se sentir melhor, envie essa simpatia para um amigo. Quando você achar que está pintando o baixo-astral, lembre-se de fazer uma oração forte e ofereça a um santo de sua devoção.

ORAÇÃO DA VIRGEM DE GUADALUPE

"Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu, que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto e nossas tristezas. Curas nossas penas, nossas misérias e dores. Tu, que és nossa doce e amorosa mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto e no carinho de teus braços. Peço, Nossa Senhora de Guadalupe, que nada nos aflija nem pertube nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salavação do mundo. Santíssima Virgem de Guadalupe, faz de nós mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR GRAÇAS IMPOSSÍVEIS

"Milagrosa Santa Rita de Cássia, em vosso santo e misericordioso nome, peço que favorecei a minha súplica. Vós que resolveis todas as dificuldades, que sois a Santa advogada dos impossíveis, que por vossas sublimes virtudes tudo conseguis em nosso benefício, descei um olhar generoso a essa aflita criatura que recorre a vossa proteção. Em meio aos males a às angústias dessa vida de lágrimas, erguei os sentidos para a vossa piedade. Ajudai-me, patrocinai a minha causa, dai-me remédio e amparo nas minhas aflições, socorrei-me e defendei-me em todos os perigos de alma e do corpo.

ATRAIA PROTEÇÃO

Escreva em um papel azul: "Onipotente e eterno Deus, que pela interseção de São Sebastião, vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei às nossas humildes súplicas, socorrei-nos em nossas angústias, reanimais os encarrregados, curai os doentes, livrai-nos do contágio. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos, Senhor, amém!". Guarde o papel dentro de uma Bíblia.

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR UMA GRAÇA

"Querida Mãe Aparecida, Vós que nos guiais todos os dias. Vóis que sois a mais bela das mães, a quem eu amo de todo o coração, eu vos peço mais uma vez que me ajude a alcançar esta graça, por mais dura que seja (faça o pedido). Sei que vós atendereis o meu pedido e me acompanhareis até a hora de minha morte. Amém."

NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

Liberte-se das amarras da sua vida amorosa! “Maria, a que desata os nós. Auxílio dos cristãos, refúgio dos desamparados e aflitos. Filha dileta do Eterno Pai, esposa amorosa do Espírito Santo, Mãe do verbo encarnado; essa noite, venho diante de ti para agradecer as inúmeras graças e benefícios que Deus me tem concebido por tua poderosa intercessão. Do nada, me chamou à vida, e nasci num lar cristão, onde aprendi a pronunciar teu doce nome. Me mantém na existência até o dia de hoje em que tenho conservado a fé. Tenho sentido que sou amada por Deus e perdoada um milhão de vezes. Tenho experimentado a sua proteção e amparo e não duvido em chamar-te advogada e mãe minha. Com que compararei semelhante graça? Todas as minhas palavras, todas as minhas ações, são poucas diante da magnitude da graça Divina; seja tu a minha representante diante de Deus; nada melhor que tu para entender-me e apresentar eterna gratidão ao autor de todo bem, que constituiu bendita entre todas as criaturas do céu e da terra. Só a Deus seja a honra e a glória, pelos séculos e séculos. Amém.”

CONSEGUIR UMA GRAÇA

Numa segunda-feira, acenda 1 vela branca e, enquanto ela queima, faça a seguinte oração: “Santa Paulina, tu que pusestes toda a tua confiança no Pai e em Jesus Cristo e que, inspirada por Maria, te decidiste a ajudar o teu povo sofrido, intercede por nós junto ao Pai a fim de que tenhamos coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém”. Em seguida, anote seu desejo em um pedaço de papel, dobre-o em 4 partes e pingue algumas gotas da cera da vela por cima. Guarde o papel dentro da Bíblia até conseguir o que quer, depois, jogue-o no lixo e ofereça uma oração à Santa Paulina.

NOSSA SENHORA DE LOURDES – REALIZE O SEU SONHO

Assim que acordar, segure um copo com água e repita em voz alta: “Oh, Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes a aparecer a Bernadete no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e no recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos a Deus. Nossa Senhora da humilde gruta, daí a graça que vos peço e de que tanto preciso (faça o seu pedido). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém!”. Em seguida, beba a água.

PARA ACABAR COM O AZAR

Pegue sete pedaços de carvão, colocando em uma bacia juntamente com um punhado de sal grosso. Encha a bacia de água e fique em pé no meio dela, com os pedaços de carvão ao redor de seu pés. Lave o corpo de cima para baixo, começando do pescoço. Quando terminar recolha os carvões e jogue a água fora. Deixe o carvão secando por pelo menos três horas. Em seguida, coloque-os todos num só bolso ou em sua bolsa e percorra sete esquinas ao redor de sua casa, deixando um pedaço de carvão em cada uma delas. Sempre que deixar cair um pedaço de carvão numa esquina, pense em todos os azares que está enfrentando e imagine-os ficando ali, naquele pedaço de carvão.

PARA PROSPERIDADE

Pote com tampa. Uma moeda por mês. Uma fita azul marinho de 2 metros - ela será colocada em volta do pote 13 meses seguidos. No primeiro dia de Lua Nova, coloque uma moeda de qualquer valor num pote que tenha tampa. Tape bem e dê o primeiro nó na fita. repita: Eu tenho. Eu conservo. Eu mereço. Três vezes pela Manha No segundo mês, faça o mesmo ritual e dê mais um nó. Repita até a 13ª Lua Nova. Quando chegar a outra Lua Nova pegue a moeda e dê para uma pessoa pobre.

PARA NUNCA FALTAR DINHEIRO

Coloque 3 moedas no fundo de um saleiro. Nunca deixe faltar sal em cima das moedas. Dinheiro na mão o resto da vida.

PARA GANHAR MAIS DINHEIRO

Pegue seu chaveiro que contenha todas as chaves da casa e friccione-o durante dez minutos. Em seguida coloque as chaves uma a uma sobre a mesa de refeições, em forma de cruz e reze um Pai-Nosso. A simpatia deve ser realizada às 12 horas.

PARA DINHEIRO RENDER

Para que seu dinheiro renda, se multiplique, proceda desta forma: toda vez que receber o pagamento (se é um trabalhador assalariado) ou por qualquer outra espécie (se for um profissional independente), guarde uma moedinha dentro de um pote de barro. Quando completar o período de 13 meses, dê as moedas para casa da caridade, ou para a primeira pobre que encontrar pela rua com crianças.

PARA SORTE COM DINHEIRO

Pegue uma nota de qualquer valor e na fase da lua nova, segurá-la com a frente voltada para lua e dizer: "Salve lua nova. Quando voltares trazei-me sua semente." Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria e jamais usar a cédula.

PARA CONSEGUIR DINHEIRO RAPIDAMENTE

Vá a um riacho que tenha boa correnteza e ponha na água uma nota de qualquer valor. Depois, corra para um ponto mais abaixo e entre na água, onde deverá ficar esperando a nota chegar, dizendo: "Que o dinheiro que eu preciso venha a mim o mais depressa que puder". Quando apanhar a nota trazida pela correnteza, leve-a até uma igreja e deposite-s aos pés de uma imagem de Santo Onofre.

PARA RETIRAR O AZAR DE SUA CASA

Pegue 7 pombos brancos, em dias de domingo, e coloque dentro de sua casa. Abra todas as janelas, e abra a gaiola dos pombos deixando eles saírem por onde quiserem, assim levando todo o azar em suas asas.

PARA CURAR ANEMIA

Fazer pipoca de milho branco no azeite, colocar essa pipoca no pilão socar até virar uma farinha. Dar ao doente uma colher de sopa em jejum, durante 15 dias, repetira apos 15 dias.

PARA CURAR VERRUGA

Esmagar uma cebola, pegar a água da cebola e o restante esmagado com uma gaze e colocar encima (como um band-aid) trocar todos os dias, ela cairá muito rápido.

PARA CURAR VERRUGA

Corte o cabinho de uma berinjela e passar em todas as verrugas que tiver. Em seguida enterre o cabinho em um lugar que corre água diariamente

:: SIMPATIA ::

Moda de corvo torrada, servida no café, é simpatia para sossegar marido mulherengo e fazê-lo voltar para a esposa. Se ele souber, a simpatia não faz efeito, ou faz efeito contrário, ou seja, ele conceberá pela esposa uma aversão invencível.

:: SIMPATIA ::

Numa xícara de café, a moça pinga três gotas de sangue de seu catamênio e dá para o rapaz beber. Ele ficará irremediavelmente apaixonado por ela.

:: SIMPATIA ::

Costurar os cabelos da mulher na vista das calças, ou no cós das calças do amante.

:: SIMPATIA ::

Quando a mulher quer fazer com que um homem crie rabicho (*) por ela, deve vestir qualquer peça de roupa dele. A virtude da simpatia é maior se a moça dormir com a roupa corpo.

:: SIMPATIA ::

A moca côa o café, ao prepará-lo, na fralda da camisa (dela) e dá para o homem tomar. Ele não pode saber da simpatia, porque então o amor que sentir se transformará em ódio.

:: SIMPATIA ::

E bastante dar sete cuspidinhas no café que alguém vai beber, para amarrar de amor. (Chá de angelim amargo, idem.)

:: SIMPATIA ::

Para fazer uma mulher ou menina-moça consentir, molha-se com a urina dela um tiquinho de terra e encerra-se numa cabacinha com três formigas cabeçudas. (Guimarães Rosa, Sagarana).

SIMPATIA ::

Podem-se fazer 4 banhos diferentes contra o mau-olhado: a) água de mina e sal grosso; b) banho feito com o cozimento de sempre-vivas; c) banho feito com o cozimento de arruda e guiné; d) banho feito com o cozimento de guiné arruda alecrim e alho.

:: SIMPATIA ::

Ramo seco de artemísia atrás da porta é providencia que pertence à magia defensiva.

:: SIMPATIA ::

Para livrar alguém do encosto faz-se banho com o decocto de 3 galhos de arruda 3 de guiné palma benta alecrim, 3 galhinhos de cambará e 3 espadas de São Jorge. (Guiné, ou pipi ou ainda erva-pipi tem duas variedades principais: Petiveria Tetranda e Petiveria Aliácea família das fitolacáceas é escurona tem um cheiro forte de alho e sabor acre. Chamada também guiné-gambá tipi, tipi verdadeiro e amansa-senhor. O Dr. João Batista de Lacerda em 1980 alude aos efeitos narcotizantes das raízes do pipi. Era planta usada em beberagens pelos escravos, para amansar os senhores de maus bofes.)

:: SIMPATIA ::

Para defesa contra o mau-olhado planta-se guiné no vaso e coloca-se à entrada da porta da rua.

:: SIMPATIA ::

Andar com um galhinho de guiné atrás da orelha também afasta o mau-olhado.

:: SIMPATIA ::

Para evitar a influência e o encosto de maus espíritos queima-se a folha seca da guiné, em brasa-viva, todas as sextas-feiras às seis horas da tarde, hora da ave-maria.

:: SIMPATIA ::

Em casa mal assombrada entra-se com ramos de arruda e alecrim, ainda verdes.

:: SIMPATIA ::

Quem conduz alho no bolso ou em patuá, está defendido contra o diabo, assombrações e olho mau.

:: SIMPATIA ::

Pendurar uma espiga de milho com a palha, na entrada da casa.

:: SIMPATIA ::

Queimar folha de incenso.

:: SIMPATIA ::

Molhar um ramo de alecrim na água benta e aspergir as portas da rua e dos fundos, tira mau-olhado.

:: SIMPATIA ::

Queimar unha de boi no quintal, espanta inveja e evita a perturbação espiritual e o mau-olhado.

:: SIMPATIA ::

O chamado olho gordo, ou olho da inveja não causam mal se houver limão plantado no quintal.

:: SIMPATIA ::

Guardar um limãozinho no bolso afasta os malefícios, doenças e coisas-feitas.

SIMPATIA ::

Seguram-se os cílios e assoa-se três vezes o nariz.

:: SIMPATIA ::

Enquanto se esfrega o olho onde caiu o cisco, repetir três vezes: "Santa Luzia passou por aqui Com seu cavalinho, Comendo capim."

:: SIMPATIA ::

Esfregar a pálpebra, repetindo três vezes: "Vai-te, argueiro, Pro olho do teu companheiro!"

:: SIMPATIA ::

Enquanto se esfrega o olho com um lenço vai-se dizendo este ensalmo: "Corre, corre cavaleiro, Pela porta de São Pedro E dizei a Santa Luzia Que me mande seu lencinho, Para tirar-me este argueiro." VARIANTE I Há uma variante de origem claramente portuguesa, do cavalinho de Santa Luzia e que é assim: "Santa Luzia passou por aqui No seu cavalinho comendo capim. Perna de banco Nariz de cupim. Afirma-se que o argueiro não demora a sair do olho."

:: SIMPATIA ::

Fazem-se três cruzes sobre o olho onde caiu o cisco dizendo-se estas palavras: "Santa Luzia tem três filhas, Uma que fusa, uma que fia E uma que cura mal de azia. Tirai o cisco dos olhos do Fulano (aqui o nome da pessoa que está com o cisco)."

:: SIMPATIA ::

Quando cai um cisco no olho, lava-se com uma agüinha leve de sal e, enquanto isso, repete-se três vezes: "Sangue de Cristo caiu nos meus olhos, Não me fez mal."

:: SIMPATIA ::

Para curar dordolhos: Esta simpatia tem que ser feita às margens de um rio corrente, antes de sair o sol. Enquanto se lavam os olhos com punhados de água do rio, dizem-se estas palavras: "Santa Aurora, Santa Iria Este dordoio com que se curaria? Com três pai-nossos e três ave-marias e um punhado de água fria."

:: SIMPATIA ::

Banhar os olhos com água de três galhos de arruda dormida no sereno.

:: SIMPATIA ::

Aplica-se durante nove dias, diariamente sobre as pálpebras um ovo quente ao natural, isso é, na horinha em que a galinha acabou de botar.

:: SIMPATIA ::

Quando alguém está com os olhos lacrimejantes queima-se palha benta e defuma-se essa pessoa.

:: SIMPATIA ::

Coloca-se um anel de ouro ou brinco de ouro num copo d'água e com essa água lavam-se os olhos lacrimejantes.

:: SIMPATIA ::

Deixa-se no sereno um copo de água dentro do qual colocamos um punhado de pétalas de rosa e três galhinhos de arruda. No outro dia molha-se nessa água uma aliança de ouro e passa-se nos olhos para tirar a vermelhidão. :: Veja também 'Terçol' :: Empanturração é o nome popular para a má digestão, empanzinamento e estômago dilatado que, pela percussão, ressoa, acompanhado de mal-estar e desordens de intestino.

:: SIMPATIA ::

Fazem-se três cruzes na barriga do empanzinado, na altura do umbigo, e reza-se: -Deus é o sol e a claridade, -Deus é o sumo de toda a verdade. -Sai-te daqui, ventrozidade!

:: SIMPATIA ::

Quando a pessoa tem uma empanturração que não resolve, amarra-se uma palha de milho em cruz, põe-se para ferver e dá-se a água para que ela beba.

:: SIMPATIA ::

Para dor de estômago, empanturração e para soltar os gases presos entupir o ouvido com arruda machucada.


:: SIMPATIA ::

Para não enjoar durante a viagem de ônibus, fazer um patuá com três pedras de sal, levar no bolso, ou pendurado no pescoço; o portador não deve saber o que o patuá contém. (A simpatia acima serve também para enjôo de gravidez.)

:: SIMPATIA ::

Levar um limão no bolso evita o mal do mar e o enjôo das viagens aéreas.

:: SIMPATIA ::

Raspa de pão bento com água cura dores e debilidades do estômago.

:: SIMPATIA ::

Chá de erva-doce, com raspa de pão de Santo Antônio.

:: SIMPATIA ::

Remédios caseiros: hortelã, erva-doce, losna, jurubeba.

:: SIMPATIA ::

Para enjôo de estômago: Para enjôo de avião, prega-se um esparadrapo em cruz no umbigo.

SIMPATIA ::

Deita-se água numa panela de barro novo, põe-se no logo e não se destampa até ferver. Quando a água estiver fervendo, despeja-se numa bacia. Coloca-se a mesma panela de barro novo dentro da bacia. O doente põe o pé torcido em cima da panela. Enfia-se linha de novelo numa agulha, passa-se a linha em torno do pé, dizendo: "Pé direito, pé torto! responde o doente: ¡sto mesmo eu coso." Repete-se a simpatia 9 vezes por dia, durante 3 dias.

:: SIMPATIA ::

Dentro de um prato com água colocam-se: 3 pedacinhos de carvão, 3 pitadinhas de cinza, 3 pitadas de sal e 3 palhinhas de milho. Ferve-se tudo. Vai-se despejando de um vasilhame para o outro, dizendo: "O que eu benzo? Nervo torto, carne quebrada, junta desconjuntada e veia dilatada." Reza-se um pai-nosso para São Pedro. Repetir a simpatia 3 dias.

:: SIMPATIA ::

Como é doença por demais difundida, são centenas os Remédios existentes para as afecções do ligado, geralmente os amargos: jurubeba, carqueja, chicória e outros como: "camomila, alfazema, anil, artemísia, cardo-santo, dente-de-leão, hortelã, limão, pariparoba, saponária e muitos outros."

:: SIMPATIA ::

Toma-se uma folha grande de figueira do inferno, retiram-se os espinhos, arranca-se a pele de um dos lados e nessa superfície coloca-se o pé da pessoa doente. Tira-se a medida do pé, com riscos feitos com a ponta de uma faca. Com a ponta da mesma faca faz-se um furo na parte de cima da folha. Com o pé, que deve ser o esquerdo, em cima da folha, olha-se para o lado do sol. Nesse momento, o benzedor diz estas palavras: -Sol, grande sol! -que destróis toda a podridão, e acabas com as doenças e purificas todas as coisas, eu te peço, seca o mal do fígado de fulano de tal.