contraste

CONTRASTE

Contraste significa diferença. As densidades dos vários tecidos resultam em diferentes opacidades radiográficas, conhecidas como contrastes radiográficos. Uma estrutura pode ser distinguida numa radiografia somente se ela contrasta com seus arredores; isso quer dizer que uma estrutura só é vista quando ela tem uma opacidade radiográfica diferente da opacidade das que a circundam. Estruturas que se encontram em contato não podem ser distinguidas como entidades separadas se elas possuem a mesma opacidade radiográfica. Se uma estrutura está circundada por um material radiopaco, ela aparecerá relativamente radiotransparente. Se ela esta circundada por um material radiotransparente, ela aparecerá relativamente radiopaca.
Artefatos vistos em um filme são imagens indesejáveis devido a alguma falha técnica, como sujeira em um chassi. Tais imagens indesejáveis devem ser distinguidas das alterações anatômicas.

ALTERAÇÕES RADIOLÓGICAS

Além de demonstrar as variações de opacidade dos corpos submetidos a exame, o feixe de raio-x também delineia seus contornos ou formas. As margens de um osso permitem a determinação de seu tamanho e de sua forma e as variações de opacidade do córtex e da medula são visíveis. Uma radiografia, então, é uma imagem que consiste nos contornos das estruturas e das suas variações de opacidade. Pode se dizer, portanto, que, na medida em que as anormalidades são consideradas, somente três observações significativas podem ser feitas a partir do estudo de uma radiografia. Pode se detectar o seguinte:

Alteração do contorno.
Alteração da posição.
Alteração da opacidade.

A patologia num determinado órgão pode ser deduzida pelo fato de ele deslocar outro órgão adjacente. As alterações na opacidade incluem mudanças nos detalhes radiográficos. Por exemplo, as alterações do padrão trabecular dentro de um osso podem ser as primeiras evidências radiográfica de uma doença.


POSIÇÕES PADRONIZADAS

Para que se avaliem com precisão as alterações de contorno, posicionamento e opacidade, é essencial que o radiologista esteja familiarizado com a aparência radiológica das estruturas normais - isto é, com a anatomia radiológica. Se ele não esta familiarizado com a aparência normal, não pode avaliar com precisão seus desvios. Com base no fato de que quase toda estrutura pode sofrer uma rotação de 360º, seria praticamente impossível torna-se familiarizado com todas as possíveis projeções que poderiam ser produzidas a partir de um determinado órgão. Consequentemente, posições padronizadas de cada uma das partes do corpo são utilizadas. Elas geralmente consistem em duas posições, que diferem em 90º uma em relação á outra, de tal maneira que é obtida uma impressão tridimensional da estrutura em estudo.
As projeções radiográficas são descritas de acordo com a direção em que o raio central do feixe primário penetra o corpo de interesse – do ponto de entrada ao ponto de saída.

Definições

Os significados a serem dados aos diferentes termos são os seguintes:

Dorsal: Os aspectos superiores da cabeça, do pescoço, do tronco e da cauda e craniais (anteriores) dos membros e das articulações ântero – braquiocarpal (radiocarpal) e tarsocrural distalmente. Dorsal também significa em direção ao dorso ou à coluna vertebral.

Ventral: Os aspectos inferiores da cabeça, do pescoço, do tronco e da cauda. Ventral também significa em direção ao ventre ou aos membros.

Cranial: termo direcional que descreve partes do pescoço, do tronco e da cauda posicionados em direção ao crânio a partir de um dado ponto. Cranial também se refere às faces dos membros, a partir das articulações do carpo e do tarso, que estão voltadas para o plano cranial ( ou crânio).

Rostral: Descreve partes da cabeça posicionadas em direção às narinas a partir de um dado ponto.

Caudal: Termo direcional que descreve partes da cabeça, do pescoço e do tronco posicionadas em direção á cauda. Caudal também descreve as faces dos membros acima das articulações do carpo e do tarso que se voltam em direção à cauda.

Palmar: Esse termo é usado no lugar do termo caudal quando se descreve a face do membro torácico a partir da articulação do carpo, distalmente.

Proximal: Refere-se à direção da raiz do membro ou cauda.

Distal: É o oposto de proximal.

Superior e Inferior: Esses termos são utilizados para descrever a arcada dentária superior e inferior, assim como os lábios e as pálpebras.

Decúbito: Posição em que o animal esta deitado quando a radiografia é feita. A maioria das radiações do cão e do gato é feita com o animal em decúbito, e essa posição deveria ser determinada a menos que se exija o contrário. O termo decúbito é usado quando um feixe horizontal é empregado.