energia obtida pelos alimentos ( edvau)

Liberação de energia pelos alimentos
Essa energia começa ao tomar café da manhã porque fornece energia suficiente para realizar uma série de atividades físicas.
Como retiramos energias dos alimentos?
Quando comemos um pedaço de pão, ele é transformado em pequenas partículas no tubo digestivo. É preciso que os carboidratos presentes no pão sejam reduzidos a tamanhos cada vez menores, pois, são substâncias muito grandes e não podem passar pelas células do intestino delgado para o sangue sem diminuírem de tamanho. Entretanto, a energia pode ser obtida também a partir de outras substâncias, como outros carboidratos, proteínas e gorduras. Porém, a glicose sozinha não é suficiente para liberar energia. O oxigênio, presente no ar que respiramos, também é necessário. O processo de liberação de energia, a partir de qualquer substância nutritiva e de oxigênio, é chamado de respiração celular. Na respiração celular, o oxigênio queima a glicose e o resultado é a liberação de energia, além de água e gás carbônico. Essa energia é utilizada para diferentes fins: manter a temperatura do corpo, movimentar o diafragma, movimentar os músculos para andar, escrever, falar, etc. Vimos até agora que a alimentação nos fornece energia para realizar atividades. Porém, se nos alimentarmos em excesso, trabalharemos melhor? E se ficarmos o dia inteiro sem comer, morreremos sem energia? Na verdade, as respostas a essas duas perguntas estão interligadas. Para responder, primeiro falaremos sobre o que ocorre com o excesso de glicose presente em nossa alimentação. Uma pequena parte é transformada numa substância chamada glicogênio. Essa transformação ocorre num órgão do corpo chamado fígado. Nosso corpo pode fazer uso dessa reserva de glicogênio acumulada no fígado, que é transformada em glicose e transportada para as células pelo sangue. A maior parte da glicose e de outros nutrientes que são ingeridos em excesso acumulam-se em forma de gorduras. Dessa maneira, teremos um armazenamento de energia, sempre que for necessário para nosso organismo. E aí aparecerão aquelas gordurinhas a mais!
Liberação de energia pelos carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte de energia de que o corpo precisa. Pão e açúcar, por exemplo, são ricos em carboidratos. Alguns alimentos fornecem os carboidratos que o nosso corpo utiliza para obter energia.
Usamos energia para realizar uma série de at ividades, como falar, pensar, ouvir, ver, andar, nadar, etc. Essa energia pode ser medida, e a unidade para medi-la é a caloria (cal). Porém, para facilitar nossos cálculos, usamos a quilocaloria (Kcal) que é 1.000 vezes maior que a caloria. Nosso organismo sempre precisa de energia. Mas a quantidade necessária não é igual para todo mundo. As calorias diárias necessárias variam de acordo com a idade e o sexo.
Para realizar qualquer atividade necessitamos de certa quantidade de energia. Suprimos nossas necessidades com tudo que comemos ao longo do dia. Um trabalhador que tenha atividade muscular intensa, como um pedreiro, por exemplo, necessita de 4.000 a 5.000 Kcal por dia.
Liberação de energia pela proteína
A proteína, principalmente os aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina, valina, glutamina e aspartato, desempenha um papel auxiliar como substrato energético durante as atividades de endurance e o treinamento árduo. Os aminoácidos devem ser transformados primeiro em uma forma que consiga penetrar prontamente nas vias para a liberação de energia. Essa conversão depende da retirada de nitrogênio da molécula de aminoácido. Apesar de o fígado funcionar como o principal local para a desaminação, o músculo esquelético também contém enzimas que removem o nitrogênio de um aminoácido e o transferem para outros compostos durante a transaminação. Os níveis das enzimas necessárias para a transmimação são aumentados pelo treinamento com exercício, o que facilita ainda mais a utilização da proteína como substrato energético.