Dicionário médico

A Abdução – Movimento realizado no plano frontal, consistindo no afastamento do segmento da linha média do corpo. Aceleração – Taxa de variação da velocidade ou, mudança de velocidade que se verifica num dado intervalo de tempo. Aceleração radial - Componente da aceleração angular que se dirige para o centro. Aceleração tangencial – Componente da aceleração angular, com direcção tangencial à trajetória do movimento. Acelerómetros – Instrumentos para medir as variações de velocidade dos corpos. Actividade mioeléctrica - Corrente elétrica produzida por um músculo ao desenvolver tensão. Adução – Movimento realizado no plano frontal, consistindo na aproximação do segmento em direção da linha média do corpo após uma abdução. Agonistas – Músculo que causa o movimento, numa articulação, através de uma tensão concêntrica. Alavanca – Máquina simples, que consiste numa barra relativamente rígida, que pode ser rodada em torno de um eixo.Altura relativa de projeção – diferença entre a altura de lançamento e a altura de aterragem. Anatomia – Ciência que estuda as formas e as estruturas dos seres vivos. Ângulo absoluto – Ângulo formado entre um segmento corporal e uma linha de referência. Ângulo de ataque – Ângulo entre o eixo longitudinal do corpo e a direção do fluxo do fluido. Ângulo de projecção – Ângulo formado entre a trajetória de projeção e a horizontal. Ângulo relativo – Ângulo formado entre o eixo longitudinal de dois segmentos corporais adjacentes. Antagonista – Músculo que se opõe a um movimento, numa articulação, através de uma contração excêntrica. Antropometria – Ciência e técnica de estudo das medidas humanas. Arrasto – Força que impede o movimento num meio fluido. Arrasto activo – Força de arrasto de um corpo em movimento. Atrito – Força que atua na área de contato de duas superfícies na direção oposta à do movimento ou à sua tendência. Atrito cinético – Atrito constante produzido entre duas superfícies de contato durante o movimento. Atrito estático máximo – Quantidade máxima de atrito que pode ser produzido entre duas superfícies estáticas.





B Biomecânica – Ciência que estuda a estrutura e a função dos sistemas biológicos, utilizando os métodos da mecânica. Braço do momento – Distância perpendicular entre a linha de acção de uma força e o eixo de rotação.
C Centro de gravidade – Ponto em torno do qual a massa e o peso de um corpo está equilibrada em todas as direcções; local de aplicação da força da gravidade. Centro de massa – ver centro de gravidade Cinemática – Estudo do movimento do corpo em relação ao tempo ou padrão e à velocidade do movimento. Cinematografia – Utilização de câmaras para filmar movimentos. Cinética – Estudo das forças associadas ao movimento do corpo. Circundução – Movimento circular de um dado segmento. Coeficiente de atrito – Índice de interação entre duas superfícies em contato. Compressão – Força que atua ao longo do eixo do osso e que o comprime. Condutabilidade – Propriedade da fibra muscular em conduzir estímulos elétricos. Contração concêntrica – Contração envolvendo o encurtamento do músculo. Contração excêntrica – Contração envolvendo o aumento do comprimento do músculo. Contração isométrica – Contração envolvendo a manutenção do comprimento muscular. Contratabilidade – Propriedade do músculo diminuir o seu comprimento, em resposta a um estímulo.
D Densidade – Quantidade de massa por unidade de volume de um corpo. Deslizamento – Força que atua paralelamente ou tangencialmente à superfície. Deslocamento – Comprimento de uma linha entre dois pontos e a direção em que é realizado. Diáfise – Porção central do osso longo. Diagrama de corpo livre – Esquema de um corpo isolado e, representação vetorial de todas as forças que atuam sobre ele. Dinâmica – Ramo da Mecânica que estuda os sistemas em movimento, nas quais a aceleração está presente. Distância – Comprimento de uma linha entre dois pontos.










E Eficiência mecânica – Eficiência de um corpo ou de uma máquina determinada segundo leis mecânicas. Elasticidade – Propriedade do músculo de voltar ao seu comprimento inicial após ter sido estirado ou contraído. Energia – Capacidade de executar trabalho mecânico. Energia cinética – Energia do movimento. Energia de deformação – Tipo de energia potencial, armazenada quando um corpo é deformado. Energia potencial – Energia armazenada. Epífise – Extremidade do osso longo. Equilíbrio – Capacidade de controlar a estabilidade. Estabilidade – Resistência à alteração do equilíbrio. Estabilizador – Músculo que estabiliza uma parte do corpo contra uma determinada força. Estática – Ramo da Mecânica que estuda os sistemas que estão em estado de movimento constante, isto é, em repouso ou em movimento com uma velocidade constante. Eversão – Rotação lateral da planta do pé Excitabilidade – Propriedade do músculo responder a estímulos (térmicos, mecânicos, biológico, químico ou, eléctricos). Extensão – Movimento que o segmento corporal realiza para retornar à posição anatómica a partir da posição de flexão. Extensibilidade – Propriedade do músculo ser capaz de ser estirado ou de aumentar o seu comprimento.
F Fisiologia – Ciência que estuda o funcionamento de todas as partes de um organismo vivo, bem como do funcionamento do organismo como um todo. Flexão – Movimento no plano sagital, que resulta na redução do ângulo articular. Fluido – substância que tende a fluir ou a deformar-se continuamente sob a ação de uma força tangencial. Flutuação – Expressão mecânica entre a densidade de um corpo e, a densidade do líquido onde se encontra mergulhado. Fluxo laminar – Fluxo caracterizado pelas camadas planas e paralelas. Fluxo turbulento – Fluxo caracterizado pela mistura de camadas adjacentes. Força – produto da massa do corpo pela sua aceleração. Força centrífuga – Força de reação à centrípeta. Força centrípeta – Força dirigida ao centro da rotação.


G Goniómetro – Instrumento para medir os graus de movimento de uma articulação.

H Hiperflexão – Movimento além da posição anatómica, oposta à flexão.


I Impacto – Colisão caracterizada pela ação de uma grande força num curto intervalo de tempo. Impulso – Expressão mecânica do tempo em que uma força de uma dada intensidade atua num corpo. Inclinação – Carga mecânica assimétrica, que produz num dos lados do eixo longitudinal uma tração e, no outro lado uma compressão. Inércia – Tendência para um corpo manter o seu estado de repouso ou, movimento retilíneo e uniforme. Inversão – Rotação medial da planta do pé.
J
L




M Massa – Quantidade de matéria que compõe um corpo. Mecânica – Ciência que descreve e prediz as condições de repouso ou de movimento de corpos sob a ação de forças. Metáfise – Centro de crescimento dos ossos longos. Método segmentar – Procedimento para a localização do centro de massa, com base nos centros de massa de cada segmento do corpo. Momento – Produto da massa de um corpo pela sua velocidade de deslocamento Momento de força – Efeito rotatório criado por uma força excêntrica. Momento de inércia – Propriedade inercial dos corpos em rotação.

N Neutralizador – Músculo que previne ações acessórias, indesejadas que normalmente ocorrem quando um agonista desenvolve uma tensão.
O Onda – Oscilação continuada, no espaço, das partículas de fluido, em torno do seu ponto de equilíbrio. Osso cortical – Tecido ósseo compacto, com baixa porosidade. Osso esponjoso – Tecido ósseo com grande porosidade. Osteoporose – Patologia que se caracteriza pela diminuição do tecido ósseo.

P Peso – Quantidade de força gravitacional exercida sobre um corpo. Plano frontal - Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma anterior e outra posterior. Plano sagital – Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma direita e um esquerda. Plano transverso - Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma superior e outra inferior. Potência – Quantidade de trabalho mecânica realizado num dado intervalo de tempo. Prancha de reação – instrumento para a determinar a localização do centro de massa. Pressão – Quantidade de força que age sobre uma dada área. Princípio de Arquimedes – A Impulsão Hidrostática é igual ao peso de fluido deslocado pelo corpo. Projétil – Corpo em queda livre, que está unicamente sujeito à força da gravidade e, a resistência do ar. Pronação – Rotação medial do antebraço. Propulsão – Força que promove o deslocamento.

Q








R Rapidez – Distância percorrida num dado intervalo de tempo. Rotação – Movimento em torno de uma linha central imaginária, conhecida como eixo de rotação, que é orientada perpendicularmente ao plano no qual ocorre o movimento. Rotação lateral – Rotação na direção oposta à linha média do corpo. Rotação medial – Rotação na direção da linha média do corpo. Rototranslação – Combinação de um movimento de rotação e um outro de translação.
S Supinação – Rotação lateral do antebraço.







T Teorema de Bernoulli – Expressão de uma relação inversa entre a velocidade relativa e a pressão relativa de no fluxo de um fluido. Torção – Carga mecânica que ocorre quando o osso é torcido em torno do seu eixo longitudinal. Trabalho – Expressão da energia mecânica. Tração – Força que atua ao longo do eixo do osso e que o estira. Trajetória – Rota aérea de um projétil. Translação – Movimento uniforme do corpo, com todas as partes a moverem-se na mesma direção, no mesmo sentido e, à mesma velocidade.
U Unidade motora – Conjunto constituído pelo motoneurónio e todas as fibras que ele enerva.
V Valgus – Desvio medial do alinhamento de um segmento corporal. Vantagem mecânica – Relação entre o braço da força e, o braço da resistência de uma alavanca. Varus – Desvio lateral alinhamento de um segmento corporal. Velocidade – Deslocamento realizado num dado intervalo de tempo. Velocidade relativa – Velocidade de um corpo em relação a um dado referencial. Volume – Quantidade de espaço que um corpo ocupa. Vórtice – Massa de água organizada, animada de um movimento de rotação das altas para as baixas pressões.