como fazer um curriculun

Janete Dias*
Na hora de elaborar um currículo é fundamental pensar nas informações que você quer oferecer a quem está selecionando e de que forma você irá apresentá-las.
Vamos começar pelo significado do termo currículo: ‘aportuguesamento’ da expressão latina Curriculum Vitae, que significa ‘curso da vida’. Conjunto das indicações relativas ao estado civil, estudos, aptidões profissionais e atividades anteriores de uma pessoa. Hoje em dia, já não se usa mais colocar o título Curriculum Vitae ou Currículo no alto da página. Pode-se começar pelo nome completo da pessoa, em negrito. Informe idade (não coloque data de nascimento, pois, assim, o selecionador terá que fazer contas para saber quantos anos você tem) e estado civil. Algumas empresas têm solicitado informações sobre se o candidato é fumante ou não. Nesse caso, este é o espaço adequado para fornecer este dado.
Em seguida, escreva seu endereço completo, com todos os complementos, coloque também os números de telefones para contato e e-mail, se tiver. Também já não usa mais informar número de documentos como CIC, RG e outros. Deixe isto para quando estiver efetivado na vaga.
Na verdade, o currículo tem que cumprir o papel de comunicar, de forma rápida e objetiva, informações que sejam realmente relevantes para a decisão do selecionador de chamar ou não o candidato para as próximas etapas da seleção.
O próximo passo é informar o seu objetivo profissional, o cargo a que você está se candidatando ou, ainda, suas áreas de interesse. Quando estiver enviando um currículo em resposta a alguma vaga, é aconselhável que você preencha esse campo exatamente como está no anúncio.
Crie um espaço para informar suas qualificações profissionais, uma espécie de síntese de seus conhecimentos, habilidades e atitudes no campo de trabalho. É aqui que você levanta as expectativas em relação ao que será informado a seguir. Lembre-se de relatar alguns resultados que conquistou nos últimos tempos.
No campo da formação acadêmica não precisa informar todos os lugares em que estudou e todos os cursos que fez. Comece pelo mais recente e o de maior peso. Caso ainda esteja cursando a faculdade, informe isso. Caso tenha feito um curso técnico profissionalizante, informe isso. De outra forma, se você fez ensino médio normalmente e agora é universitário informe apenas sua graduação atual. Caso esteja cursando ou tenha concluído até o ensino médio, então é esta a última informação que deve vir neste campo. Vale a pena lembrar que você deve incluir:
· Mês e ano de início e conclusão do curso que fez.
· Para quem ainda está cursando, mês/ano de início e previsão de conclusão do curso.
· Cursos de especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
A seguir, relacione os cursos, seminários, simpósios e palestras de que participou. Sempre em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo. Coloque o nome do evento, o lugar onde se realizou e a data. Para cursos de maior duração, informar a carga horária.
Informe seu nível de fluência para escrever, ler e entender uma língua estrangeira. Seja sincero e não exagere em suas habilidades, pois se esse aspecto for muito importante para a vaga, a sua dificuldade será rapidamente percebida,
Enfim, a experiência profissional. Esse é o momento de você apresentar as empresas onde esteve trabalhando. Faça isso em ordem cronológica, da mais recente para as mais antigas. Informe o período em que esteve em cada empresa e o cargo que ocupou. Quando se tratar do primeiro currículo e você não tiver trabalhando ainda, aproveite esse espaço para relatar experiências referentes a intercâmbio cultural, participação em trabalhos voluntários ou em projetos e eventos organizados pela faculdade que tenham alguma relevância.
Não é necessário colocar foto, datar ou assinar o currículo. A pretensão salarial só deve ser incluída se for solicitada pelo contratante. Aliás, é indicado que você deixe este aspecto para o último momento da entrevista, pois pode perder boas oportunidades por mera ansiedade em perguntar as vantagens e benefícios que a empresa oferece. Aguarde que o selecionador se manifeste, por vezes, ele pode informar esse aspecto já no primeiro momento, ou ainda, perguntar sua pretensão salarial. Esteja aberto a negociações. Tenha claro seus objetivos, mas sempre pense em uma possível composição de benefícios. Existem salários indiretos que acabam tornando uma proposta bem mais interessante do que ela pode parecer à primeira vista. Não se apresse, analise com calma e atenção uma proposta antes de decidir descartá-la.Mais algumas dicas:
· Seja objetivo na apresentação das informações. Os currículos hoje têm, no máximo, duas páginas. Mostre sua competência, seus pontos fortes, pense no que pode despertar o interesse do recrutador, mas não precisa contar a história de sua vida inteira.
· Seja verdadeiro, não invente coisas para impressionar. Tudo o que constar no currículo poderá ser questionado na hora da entrevista, e se você não souber argumentar, sua história ficará frágil, gerando desconfiança em quem está realizando a seleção.
· Escreva corretamente. Um erro de português no currículo pode eliminá-lo imediatamente.
· Confira com atenção tudo o que escreveu e peça a mais alguém para fazer uma revisão final.
· Como você tem até duas páginas para oferecer informações a seu respeito, pode ser tentado a querer reduzir o tamanho dos caracteres para que caibam mais informações. Não faça isso! Se estiver muito difícil de ler o seu currículo, ele pode ser facilmente descartado. Também não é necessário aumentar o tamanho da letra para parecer que tem bastante experiência a relatar.
· Apresente, no campo das qualificações profissionais, os resultados conquistados por você em outras empresas. Contudo, não há necessidade de citar nomes de pessoas de referência neste momento. Deixe isto para a hora da entrevista; se for importante, o entrevistador há de lhe perguntar.
· Mantenha seu currículo sempre atualizado. Procure adaptá-lo à vaga/ empresa a que está se candidatando. Procure enfocar com mais destaque as informações que estão relacionadas à área a que está concorrendo; isto ampliará suas chances, com certeza.
Para complementar, segue um modelo de currículo para ilustrar o que apresentamos anteriormente.
CELESTE SILVA22 anos SolteiraR.das Orquídeas nº 32, Vila Mariana, São Paulo - SP, CEP:04111-3143207-7134 / 9999-9999 E-mail: celestesilva@ig.com.br
OBJETIVO PROFISSIONAL: ANALISTA DE SUPORTE
QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS:Possuo sólida experiência em plataforma Microsoft, bons conhecimentos em Windows 95, 98, ME e 2000. Tenho habilidade em configuração de hardware, configuração e instalação de sistemas operacionais, instalação e configuração de software e periféricos.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:Curso Superior - CursandoTecnologia em Processamento de DadosFIAP – Faculdade de Informática e Administração PaulistaMês e ano de início: 02/2001 Mês e ano de previsão de término: 12/2003
CURSOS, SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, CONGRESSOS E PALESTRAS:Manutenção e montagem de microsFIAP - Faculdade de Informática e Administração PaulistaSão Paulo Carga horária: 75 horasData de início: 11/02/1997 Data de término: 22/05/1997
Curso de lógica de programaçãoFIAP - Faculdade de Informática e Administração PaulistaSão Paulo Carga horária: 30 horasData de início: 17/07/2000 Data de término: 28/07/2000
LÍNGUA ESTRANGEIRA: INGLÊS - Entendo, leio e escrevo bem.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:2000 – 2002 Empresa XCargo – Analista de SuporteAtuei na função de suporte à rede e equipamentos da empresa. 1999 – 2000 Empresa ACargo : Estagiário Atuei na função de suporte à Internet
*Janete Teixeira Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo, realizando processo de Coaching com alunos e ex-alunos destas instituições (graduação e pós-graduação). É psicóloga, administradora, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, psicodramatista didata, possui formação em promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho pela American University/CPH, especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho pelo CRP/SP, docente de cursos de pós-graduação e consultora na área de Gestão de Pessoas.