matérias do 4º periodo

O que é a Cinesioterapia?

A Cinesioterapia significa basicamente terapia pelo movimento, sendo a utilização de diferentes formas de actividade motora como meio de tratamento de enfermidades.

Apesar de algo polémico, o moderno conceito “Cinesioterapia” parece ser aquele que melhor sintetiza o vasto campo da terapia pelo movimento.

Cinesioterapia Activa - Participação activa e consciente do doente, que executa voluntariamente os movimentos.

Cinesioterapia Passiva - Engloba os meios e as formas em que o doente tem participação passiva. O movimento é executado quer manualmente por outro indivíduo, quer através de aparelhagens especiais, que imitam os movimentos fisiológicos (exercícios físicos passivos) ou realizam-se manipulações de diferentes segmentos ou tecidos, com o auxílio de diversas metodologias especiais

CINESIOTERAPIA ACTIVA
EDUCAÇÃO FÍSICA TERAPÊUTICA
TERAPIA OCUPACIONAL
CIRCUITOS TERAPÊUTICOS
CINESIOTERAPIA PASSIVA
MASSAGEM
MECANOTERAPIA
MANIPULAÇÃO MANUAL

RESUMO:
A Cinesioterapia é o uso do movimento ou exercício como forma de terapia. Os primeiros
estudos sobre a utilização dos exercícios terapêuticos datam da Grécia e Roma antiga, porém foi
a partir da I Guerra Mundial que houve um aumento acentuado da utilização deste recurso para a
reabilitação de pacientes, isso devido ao grande números de incapacitados durante e após os
cambates. Sua principal finalidade é a manutenção ou desenvolvimento do movimento livre para a
sua função, e tem como efeitos principais a melhora da força, resistência à fadiga, coordenação
motora, mobilidade e flexibilidade.

A indicação da
cinesioterapia é bastante
criteriosa, necessita de avaliação
para traçar objetivos e estratégias,
além de reavaliações freqüentes,visando a atualização junto a
progressão do paciente e em conseqüência
da necessidade de correções
ao programa inicial até
atingir o potencial de recuperação
esperado.

DEFINIÇÃO
A cinesioterapia é o uso do
movimento ou exercício como
forma de tratamento, o recurso
se autodenomina, cinesio significa
movimento. A cinesioterapia
é uma técnica que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia
e biomecânica, a fim de
proporcionar ao paciente um melhor
e mais eficaz trabalho de
prevenção, cura e reabilitação.

Recursos Terapêticos

Cinesioterapia

Tratamento através de movimentos, onde os mesmos mais importantes se realizam ao nível das articulações citadas nos links.

Tornozelo : Flexão e extensão do pé.

Joelho : Extensão e flexão da perna em relação à coxa.

Coxofemoral

Extenção anterior e posterior; adução e abdução. A abdução pode mesmo ultrapassar a linha média do corpo; rotação medial e lateral. Lembrando que na na marcha, a conjugação dos movimentos articulares, num passo completo, é feita concomitantemente do seguinte modo: extensão do pé, flexão da perna e extensão anterior da coxa, seguindo com a flexão do pé, extenção da perna e a extensão posterior da coxa.

Metacarpo-falangeanas

Permitir a flexão, a adução e abdução dos dedos. Em conjunto, estes dois grupos de articulações permitem o amplo uso das mãos nas mais variáveis e minuciosas atividades. Devemos ater-se na importância dada à manutenção funcional dessas articulações.

Carpo

Articulações formadas por pequenas articulações que permite a flexão palmar e dorsal, assim como a adução e abdução da mão.

Cotovelo

Flexão e extensão do antebraço em relação ao braço; assim como a rotação do braço realizada Nas articulações próximas e distais radio cubitais.

Ombro ou Escápulo-Umeral

Permitir a extensão anterior e posterior; a abdução e adução do braço. A abdução pode mesmo ultrapassar a linha média do corpo. Lembrar-se ainda da rotação medial e lateral.

Coluna

Permitir a flexão anterior e posterior, no conjunto, das articulações intervertebrais, sem a interferência da articulação coxofemoral; permitindo ainda a rotação em relação ao eixo longitudinal levando a cintura escapular a ficar na ortogonal da cintura pélvica. Não devemos esquecer a grande movimentação da coluna cervical, tanto no que diz respeito à rotação como a flexão principalmente pela articulação crânio-atlas-axis. A manutenção funcional de todas essas articulações, pela movimentação ativa-passiva, é de suma importância, principalmente nos períodos de acamado e na vigência de área cruenta no tronco, prevenindo graves seqüelas.

Inter falangeanas

permitir a flexão e a extensão da 1ª, 2ª, 3ª falanges entre si.

Massoterapia

Massagem Clássica

A massagem é fundamentalmente um introdutor de calor pelo aumento de circulação sanguínea sem que a musculatura esteja sujeita a esforço. Segue-se a retirada dos catabólitos. A massagem pelos mecanismos que lhe são inerentes mantém melhor estado muscular. Levando-se em conta que a atividade do paciente queimado nunca é tão intensa quanto seria desejável, deve-se preferivelmente antes de qualquer exercício passivo ou ativo, fazer massagem cutâneo-muscular leve em todas as áreas não lesadas, em especial nos membros. Quando o paciente acamado não pode ser movimentado no todo ou em parte, a massagem nas áreas possíveis deve ser paulatinamente mais rigorosa chegando-se até a pressão, compressão, e percussão. É indicado como lubrificante para a massagem em pacientes queimados a vaselina, nunca sendo usado talco ou qualquer outro pó.

Fricção

Recurso que introduz calor na região a tratar, seu efeito é provocar eritema(pela vasodilatação), útil portanto em áreas cicatrizadas e que devam ser amaciadas. O efeito vascular produzido pela fricção aprofunda-se reflexamente. Sua utilidade nas articulações advém da melhoria da circulação de seus componentes, sinóvias e ligamentos. A fricção leve nas áreas cicatrizadas pode ser enérgica desde que se use lubrificante. Fricção de moderada a enérgica é usada como preparo à massagem.

Radiações

Infravermelho

A importância desta radiação é sua ação antiinfecciosa, cuja ação se pode fazer sentir nos tecidos mortificados e no tecido de granulação. Pode ainda o infravermelho ser usado como preparatório a outras atividades tais como: massagens e exercícios. Seu emprego imediato ao trauma, como qualquer introdução de calor, não é indicado. O uso fica reservado para 48 a 72 horas, após o traumatismo. Aplica-se durante 20 a 30 minutos, em períodos de 10 a 30 dias. Quando aplicado na face, proteger os olhos com tampões úmidos. Pode ser usado como preparo de área para exercícios ativos ou passivos e massagens. Usa-se ainda para minorar infecções de superfície, nos tecidos de granulação.

Ultravioleta

Para os fins em vista, no doente queimado é mais útil o ultravioleta artificial, e as eficazes e manobráveis são as lâmpadas de vapor de mercúrio. A exposição varia de mercúrio. A exposição varia de 1 a 3 minutos. Começar com 1 minuto ao dia, e após cada semana de aplicação aumentar 1 minuto, até o máximo de 3 minutos, aplicáveis por mais três semanas até completar seis semanas. A ação bactericida e a vascular são úteis no tratamento de escaras de decúbito e exercem ação benéfica nas áreas cruentas principalmente pela ação bactericida.

Hidroterapia

O banho de imersão, quente(35º-40º) e salino(solução ao redor da do soro fisiológico), a balneoterapia realizada para tratamento do queimado, principalmente no controle da infecção, é muito útil na reabilitação. Benéfico pelos fenômenos de vasodilatação e vasoconstrição, não só das áreas cutâneas ou lesadas em contato com a água, como pelas ações reflexas gerais em todos órgãos e sistemas orgânicos. Sobre a musculatura e articulações o calor tem o efeito de melhorar a fisiologia dos tecidos implicados na movimentação. A normalização do tônus muscular e amaciamento dos ligamentos articulares, assim como a facilidade da retirada de catabólitos e melhoria da secreção sinovial, acrescidas da perda de peso específico(princípio de Archimedes), permitem melhor movimentação dos segmentos, ativa ou passivamente.Por ampliar as possibilidades da movimentação e a cooperação do paciente, a hidrocinesioterapia é altamente útil.

Fisioterapia Cárdio Respiratória

A fisioterapia cárdio respiratória age no tratamento de problemas cárdio repiratórios e auxilia na recuperação dos pacientes internados. Com exercícios de expiração e inspiração forçada, aliados a outros movimentos, procura-se recuperar a musculatura respiratória e aumentar a capacidade cárdio pulmonar. Nas UTIs, é responsável pelos aparelhos ventiladores e aspiradores das secreções pulmonares. Faz-se a higiene brônquica por meio de manobras respiratórias.

FORMAS MAIS COMUNS DE D.O.R.T. :

"ESTAS DISFUNÇÕES SE ORIGINAM...

NA SUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO DE UM MEMBRO ! "

Tenossinovites : Inflamação dos tecidos sinoviais que envolvem os tendões em sua passagem por túneis osteofibrosos, polias e locais em que a direção da força aplicada é mudada. Esse termo pode ser aplicado aos processos inflamatórios de qualquer etiologia, que acometam esses tecidos, com ou sem degeneração tecidual.

Tenossinovites ou tendinites dos extensores dos dedos : É a inflamação aguda ou crônica dos tendões e bainhas dos músculos extensores dos dedos. É caracterizada por crepitação, calor e rubor locais com dor e impotência funcional.

Dedo em gatilho : É a forma de tendinite dos finos tendões flexores que percorrem a superfície ventral dos dedos, por compressão dos mesmos nos sulcos ósseos por onde passam. Com a inflamação formam-se nódulos (gânglios ou cistos gangliônicos) e estreita-se a polia do movimento, com isso o movimento de flexão - extensão dos dedos se torna difícil e doloroso, até que se ultrapasse o ponto de estrangulamento, quando o movimento é concluído normalmente.

Tenossinovite de De Quervain : Trata-se de uma fibrose dolorosa na bainha comum dos tendões, é decorrente de espessamento anular do carpo no primeiro compartimento dos extensores, por onde trafegam os dois tendões: abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar. Esses dois tendões tem uma característica anatômica importante, ocorrem dentro da mesma bainha sinovial, quando friccionados, evolui com processo inflamatório local que, com o tempo atinge tecido sinoviais peritendinosos e tecidos próprios dos tendões. Paciente sente dor localizada ao nível da apófise estilóide do rádio, acompanhado de impotência funcional do polegar e crepitação nos movimentos do polegar.A nível ocupacional se deve a manutenção, no trabalho, de um desvio ulnar do carpo,juntamente com a necessidade de se fazer força.

Contratura de Dupuytren: Fascite palmar fibrosante que, com a evolução, forma verdadeiros cordões palmaresem direção aos dedos, impedindo a extensão normal dos dedos acometidos. É freqüentemente observada nos dedos dos trabalhadores braçais, sujeitos à microtraumas ou vibração constante.

Tendinite do supra-espinhoso e biciptal : As tendinites dos bainhas dos músculos rotadores,principalmente, do tendão supraespinhoso e do tendão biciptal, formam a grande maioria das incapacidades dos tecidos moles em torno da articulação do ombro e são fatores importantes etiologicamente na rotura desse tendão.

Epicondilites : Trata-se da rotura ou estiramento dos pontos de inserção dos músculos flexores e extensores do carpo no cotovelo. Quando acomete o ponto de origem dos flexores temos e epicondilite medial, e quando acomete a origem do extensor radial do carpo,temos a epicondilite lateral.Na epicondilite medial pode haver comprometimento do nervo ulnar. Em ambos os casos os acometimento é devido à proximidade dos nervos ao epicôndilo.

Síndrome do túnel do carpo : É uma forma bastante comum de LER, decorrente da compressão do nervo mediano, pelo ligamento anular que se encontra muito espessado e enrijecido por fascite deste ligamento. O nervo mediano é responsável pela movimentação do polegar, além de promover sensações do I, II e III dedos. O uso excessivo das estruturas do punho e dedos leva à uma inflamação e edema, resultando na compressão do nervo mediano.

Síndrome do desfiladeiro toráxico : É a compressão do plexo braquial ( nervos e vasos ), em sua passagem pelo desfiladeiro toráxico onde há um estreitamento gerando microtraumas, decorrentes de vícios de postura, fatores ocupacionais e elevação do membro superior à mais ou menos l80 graus.

Síndrome da tensão no pescoço (mialgia tensional) : É de etiologia controvertida, porém sabe-se que fadiga muscular localizada, posturaestática e sistema de contração leva a um suprimento ineficiente de oxigênio favorecendo o metabolismo anaeróbico com conseqüente formação de ácido lático. Os sinto-mas são dores no pescoço e ombro, com rigidez muscular, cefaléia, fraqueza muscular e parestesias, com limitação de movimento, lordose e ombro caído.

Cervicobraquialgia : São quadros que além da dor cervical ocorre irradiação da dor para o membro superior, devido à compressão do feixe neuromuscular ao atravessar os músculos do pescoço edemaciados.

Cistos sinoviais : São decorrentes de degeneração do tecido sinovial, podendo aparecer em articulações, tendões, polias e ligamentos. São tumorações sísticas, únicas ou múltiplas, geralmente indolores, freqüentemente localizadas no dorso do punho.

Bursites : A localização mais importante é no ombro, sendo encontrada também em outras regiões. São decorrentes de um processo inflamatório que acomete as bursas, pequenas bolsas de paredes finas, constituídas de fibras colágenas e revestidas de membrana de membrana sinovial, encontradas em regiões onde os tecidos são submetidos à fricção, geralmente próximas a inserções tendinosas e articulações

O que é postura?

É a maneira de mantermos sempre a coluna vertebral em linha reta.

Por que a minha preocupação com a reeducação postural do adolescente?


Para evitar os vícios posturais, cifose (corcunda) e escoliose (desvio lateral da coluna) que na fase adulta causam dor e deformidade no corpo, com seqüelas quase sempre irreversíveis e que irão nos acompanhar para o resto da vida. O vício postural é provocado pela má postura quando criança ou na adolescência, por sentar errado, carregar mochila escolar de forma incorreta ou fator hereditário. Para conseguirmos essa reeducação postural se faz necessário uma orientação preventiva de fácil entendimento e o conhecimento do uso de nossa máquina (corpo) a fim de mantê-la sempre saudável. Com as dicas posturais e exercícios de alongamento iremos facilitar as atividades da vida diária (AVD) que podem ser realizadas em casa, apartamento ou no ambiente de trabalho, evitando a LER/DORT. As modificações nas estruturas músculo / esqueleto que ocorrem pelo fortalecimento muscular e a posição ergônomica de sentar, muito nos ajudará a viver bem e com qualidade de vida; corpo-mente.



Dicas


Em pé:

· Quando ficar durante muito tempo em pé, apoiar um dos pés num banquinho ou degrau, alternando o pé que está no degrau.

Sentado:

· Cadeira ergonômica, manter as costas no encosto em 90º tronco-pernas com o apoio dos dois pés no chão

Deitado:

· Deitar de lado com as pernas semi-flexionadas, travesseiro fino para compensar a diferença cabeça-ombro, colchão de preferência ortopédico.

Armas da Fisioterapia





Introdução

A fisioterapia já não é mais a mesma. Antes privilégio da ortopedia, esse fabuloso recurso terapêutico atua hoje nas mais diferentes áreas com técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de sanar, minimizar e principalmente prevenir as mais variadas afecções.
Sópara se ter uma idéia, o fisioterapeuta podeatuar na ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia,cardiologia e pneumologia. Além disso atua nos casos de queimaduras graves que necessitam deinternação hospitalar.
Segundo Oseas de Moura Filho, Fisioterapeuta e Professor da Universidade de Fortaleza, a fisioterapia é uma ciência que utiliza uma fundamentação sistematicamente estudada e estabelecida através de métodos científicos próprios. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da fisiologia, anatomia, semiologia do homem, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e outras ciências básicas.
Ainda segundo Oseas, a fisioterapia possui um corpo próprio de conhecimentos, uma metodologia própria de intervenção, privativa do fisioterapeuta, ficando a critério do mesmo a ordenação, intervenção, consulta e alta fisioterapeutica.



Prevenção
Ao contrário do que muita gente pensa, a fisioterapia não é simplesmente uma terapia de reabilitação. Além de recuperar, ela pode prevenir doenças e curar. A prevenção, aliás, é a primeira atribuição da fisioterapia. Nesse caso é fundamental o trabalho de conscientização, ou seja, a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentosadequados em certas situações.


Cura
Outra atribuição da fisioterapia está ligada à cura. Tem por objetivo devolver os movimentos perdidos depois de uma doença em que a pessoa ficou um longo tempo imobilizada. A fisioterapiacurativa está mais ligada à área ortopédica. Por exemplo: pessoassadias tem força muscularsemelhantes nos dois lados do corpo. A variação de força entre o lado direito e o esquerdo chega apenas a 10% e está diretamente relacionada ao fato de a pessoa ser canhota ou destra. A força muscular é gerada pelas fibras que compõem os músculos. São mantidas por determinadosestímulos (andar, pegar objetos, movimentar os membros). Uma lesão grave - fratura, ou rompimento de tendão - muitas vezes implica cirurgia e imobilização (gesso). Após algumassemanas,essas imobilizações causam atrofia muscular. O membro fica mais fino (as fibras musculares diminuem de volume) e, com isso, os músculos perdem força e resistência. E é aí que a fisioterapia entra para devolver todos os movimentos perdidos, a força e avitalidade dos músculos. É a cura.


Reintegração
Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da fisioterapia. É a chamada reabilitação.Estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas).


As armas
Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os queserão utilizados, ele terá deanalisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema,mas também como a pessoa estará reagindo ao estímulo da fisioterapia. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição:


Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura.

Eletroterapia - Terapia com aparelhos elétricos, como o ultra-som. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

Massoterapia - Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

Hidroterapia - Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

Termoterapia - tratamento com aplicação de calor.

Crioterapia - emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.









O QUE FAZER
O QUE NÃO FAZER




Lavar a área atingida com água corrente;

Cobrir a queimadura com um pano limpo;

Nas pequenas queimaduras pode-se passar vaselina esterelizada e cobrir com um pano limpo;
Não furar as bolhas;

Não retirar corpos estranhos(roupas grudadas, fragmentos de objetos, graxas) das lesões;

Não usar pomadas sem ordem médica;

Não tocar com as mãos a área queimada;

Nunca colocar pasta de dente, óleo, margarina, pó de café e terra sobre as queimaduras;


Procurar socorro médico SEMPRE.

Dicas Ergonomia e Postura




Ergonomia



v OS BRAÇOS DEVEM LEVAR AS MÃOS EM TODAS AS DIREÇÕES E, EM VEZ DE "DESCANSAR OS PUNHOS VOCÊ DEVE ALONGA-LOS PARA BATER NAS TECLAS COM OS DEDOS. OS APOIOS PARA PUNHOS SÓ DEVEM SER USADOS NAS PAUSAS RÁPIDAS DAS DIGITAÇÕES".

v O IDEAL É O USO DE TECLADOS EM FORMATO ERGONÔMICO.

v A POSTURA IDEAL DE TRABALHO É AQUELA EM QUE O INDIVÍDUO PODE SENTAR E TAMBÉM ÀS VEZES FICAR EM PE'.

v O USO EXCESSIVO DO AR CONDICIONADO PODE "ESFRIAR" MUSCULOS E TENDÕES, AUMENTANDO O RISCO DE LESÕES

v QUANDO PARAR DE DIGITAR DESCANSE AS MÃOS NO COLO E/OU AO LADO DO CORPO EM VEZ DE APOIA-LOS NO TECLADO

v FAÇA PAUSAS - LEVANTE E MOVIMENTE-SE - EVITE O USO DESNECESSÁRIO DO COMPUTADOR

v QUANDO POSSÍVEL UTILIZE A TECNOLOGIA (SOFTWARES) DE RECONHECIMENTO DE VOZ.





Postura


Em pé:

· Quando ficar durante muito tempo em pé, apoiar um dos pés num banquinho ou degrau, alternando o pé que está no degrau.

Sentado:

· Cadeira ergonômica, manter as costas no encosto em 90º tronco-pernas com o apoio dos dois pés no chão

Deitado:

· Deitar de lado com as pernas semi-flexionadas, travesseiro fino para compensar a diferença cabeça-ombro, colchão de preferência ortopédico.

As diferenças entre
Hidroginástica e Hidroterapia
A Hidroginástica é um conjunto de exercícios corporais
realizados em uma piscina com objetivo da manutenção
profilática da saúde. Visa o fortalecimento
muscular, o condicionamento físico geral, cardiovascular e
respiratório. “A Hidroginástica constitui atividade física de
participação ativa, proporciona bem estar e interesse ao praticá-
la e ao melhor conhecê-la, criando novas relações com
o próximo, o ambiente e consigo mesmo. Acredita-se que a
atividade aquática promova um estilo de vida mais saudável
e favoreça modificações de comportamento em convergência
com uma vida com mais qualidade”, explica Valéria Nascimento
(CREF 0627/G-RJ) - Especialista em Performance
Humana em Academia pela UFRRJ, Mestre em Ciência da
Motricidade Humana pela UCB-RJ e docente da Universidade
do Grande Rio e da UFRJ.
A Hidroginástica é uma atividade de intervenção do Profissional
de Educação Física, portanto, somente ele está habilitado
para tal. “Ela desenvolveu-se de forma exponencial entre
as demais formas de exercitação corporal graças ao pioneirismo
e à contínua dedicação de Profissionais de Educação Física,
tão visionários quanto competentes, que ao longo dos anos
revelaram para todos nós as formidáveis possibilidades de
ampliação da motricidade humana no meio aquático, através
da prática regular e sistematizada dos exercícios, incluídos
nos mais variados formatos e programas desenvolvidos para