Inspeção da coluna vertebral
O pescoço com uma movimentação reduzida pode traduzir a idéia de espasmo muscular (torcicolo). É importante estar atento a hipotrofias musculares, não só na região do pescoço como também no ombro e escapula.Também é importante há observação da lordose cervical se há uma acentuação ou retificação .

Testes especiais para coluna vertebral.
• Sinal de Lasegue: O paciente deve estar em decúbito dorsal, com os MI entendidos, enquanto o examinador pede ao paciente que faça uma flexão de quadril com o joelho em extensão. Essa flexão é feita apenas com o MI que o paciente refere dor, e essa flexão deve ser lenta e gradativa até o máximo de amplitude que o paciente realiza. Se o paciente não consegue fazer a flexão do quadril ativamente, o examinador vai auxiliá-lo. Esse teste tenta reproduzir a lombociatalgia. O paciente deve estar em decúbito dorsal, com os MI entendidos, enquanto o examinador pede ao paciente que faça uma flexão de quadril com o joelho em extensão. Essa flexão é feita apenas com o MI que o paciente refere dor,e essa flexão deve ser lenta e gradativa até o máximo de amplitude que o paciente realiza. Se o paciente não consegue fazer a flexão do quadril ativamente, o examinador vai auxiliá-lo. Esse teste tenta reproduzir a lombociatalgia.
• Teste de Milgram: O paciente deve estar em decúbito dorsal com ambos MI em extensão, peça-lhe para elevar as pernas cerca de 5 cm da maca . Ele deverá manter essa posição ao menos uns 30 segundos. Esta manobra aumenta a pressão intratecal, e se o paciente conseguir mante-la sem se queixar de dor, pode afastar as hipóteses de patologias intratecais. O paciente deve estar em decúbito dorsal com ambos MI em extensão, peça-lhe para elevar as pernas cerca de 5 cm da maca . Ele deverá manter essa posição ao menos uns 30 segundos. Esta manobra aumenta a pressão intratecal, e se o paciente conseguir mante-la sem se queixar de dor, pode afastar as hipóteses de patologias intratecais.

• Manobra de Valsava: Peça para o paciente para fazer um esforço como se quisesse evacuar. Está manobra também aumenta a pressão intratecal. Se ela for capaz de provocar dores nas costas ou dor que irradie ao longo das pernas, provavelmente haverá alguma patologia que está aumentando a pressão intratecal (hérnia de disco). Peça para o paciente para fazer um esforço como se quisesse evacuar. Está manobra também aumenta a pressão intratecal. Se ela for capaz de provocar dores nas costas ou dor que irradie ao longo das pernas, provavelmente haverá alguma patologia que está aumentando a pressão intratecal (hérnia de disco ).
• Teste de Patrick ou Fabere: Este teste pode ser usado para detectar patologias da articulação sacro-ilíaca. Peça para o paciente para se deitar em decúbito dorsal e coloque o pé do membro inferior a ser testado sobre o joelho oposto. A articulação coxofemoral estará agora fletida, abduzida e rotada externamente. Nesta posição, a dor inguinal é indicativa de patologia coxofemoral. Para avaliar a articulação.

Sacro-ilíaca o examinador coloca uma das mãos no joelho fletido e a outra mão sobre a espinha ilíaca ântero-superior. Comprima as duas mãos contra a maca , como se quisesse alongar o paciente , se ele sentir dor haverá alguma disfunção na articulação sacro-ilíaca. Este teste pode ser usado para detectar patologias da articulação sacro-ilíaca. Peça para o paciente para se deitar em decúbito dorsal e coloque o pé do membro inferior a ser testado sobre o joelho oposto. A articulação coxofemoral estará agora fletida, abduzida e rotada externamente. Nesta posição, a dor inguinal é indicativa de patologia coxofemoral. Para avaliar a articulação sacro-ilíaca o examinador coloca uma das mãos no joelho fletido e a outra mão sobre a espinha ilíaca ântero-superior. Comprima as duas mãos contra a maca , como se quisesse alongar o paciente , se ele sentir dor haverá alguma disfunção na articulação sacro-ilíaca.

Para se avaliar a coluna lombar:

O paciente deve estar com a região posterior desnuda . Devemos observar atentamente o paciente enquanto se despe para avaliar possíveis posturas antalgicas.