Tendinite de cotovelo em digitadores

A Tendinite de cotovelo é o nome dado a inflamação que provoca dor no lado de fora do cotovelo. A dor ocorre no ponto onde os músculos que estendem o punho e dedos se fixam no epicôndilo lateral ou medial(extremidade do osso).

A Tensão súbita ou repetitiva pode causar pequenas rupturas nos ligamentos dos tendões que fixam os músculos ao ossos do cotovelo. Essa lesão provoca dor quando os músculos são usados, ou quando o epicôndilo lateral é estimulado com um toque. 0 processo é comumente referido como tendinite, que significa inflamação do tendão. Mas o termo tendinose, é tecnicamente mais correto, pois envolve degeneração dos tendões.

O principal sintoma é a dor na face lateral do cotovelo quando a pessoa usa a musculatura que estende o punho e os dedos, apesar de algumas pessoas se queixarem de dor em todo braço. A dor pode ocorrer também quando tenta levantar algo, como um copo leve, com a palma para cima. Pode haver edema no epicôndilo, mas não é frequente. Algumas vezes a dor no antebraço pode confundir a tendinose com outra doença, a compressão do nervo radial.

O tendinite do cotovelo pode ser causado por tensão súbita no músculo e no ligamento. Frequentemente isso ocorre durante a batida tipo backhand, em esportes de raquete, principalmente quando a técnica é inadequada. Outra causa é o uso excessivo dos músculos extensores em trabalhos repetitivos, como digitação. Assim sendo, os digitadores precisam ter um bom apoio para os cotovelos.

O diagnóstico pode ser sugerido pelas atividades realizadas. A dor em algumas manobras também ajudam no seu diagnóstico. Radiografias geralmente são normais. Se a movimentação do cotovelo é restrito e doloroso, o problema pode ser artrite do cotovelo.

A doença pode desaparecer quando sua causa é interrompida. A diminuição da freqüência ou intensidade da atividade pode ajudar. Repousar o cotovelo e pôr gelo pode apressar a cura. Exercícios de fisioterapia, uso de drogas anti-inflamatórias não hormonais (AINH) ou injeção de cortisona também ajudam no alívio da dor. Raramente é preciso cirurgia devido a falha de outros meios de tratamento. Os AINHs, se tomados por longo tempo, podem afetar o estômago, rins, sangue ou fígado. Injeções de cortisona tem risco mínimo de introduzir infecção. A dor e dificuldade de estender o punho podem continuar apesar do tratamento. Se a cirurgia for indicada, devem ser tomados os cuidados para evitar lesão no ligamento lateral do cotovelo e nos nervos.Fisioterapia está indicada na maioria dos casos.