receitas rápidas

Omelete

3 ovos
3 colheres (sopa) de água ou de leite para cada ovo
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
um punhado de tomatinhos-cereja, cortados em rodelas (opcional)

Modo de preparo

1. Numa tigela, quebre os ovos. Adicione a água ou o leite e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino (ou tabasco, se preferir).

2. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, junte a manteiga e deixe derreter. Faça movimentos de vaivém com a frigideira para que a manteiga se espalhe por todo o fundo. Não deixe a manteiga escurecer; se isso acontecer, comece de novo.

3. Coloque os ovos na frigideira. À medida que a beirada for cozinhando, empurre-a com uma espátula de borracha ou colher de pau para o centro da frigideira; não se assuste, ela vai ficar toda enrugada mesmo. Quando você faz isso, o líquido do centro escorre para a borda e cozinha rapidamente. Repita esse procedimento até que não escorra mais. Quando não houver mais líquido escorrendo é a hora de colocar o recheio de sua preferência, que pode ser: queijo ralado, cubinhos presunto, rodelas de tomate-cereja, cogumelos fatiados. Se for usar os tomatinhos, como os da foto, tempere-os com mais um pouco de sal e pimenta. Umas folhinhas de manjericão fresco também vão bem. Para quem gosta de orégano, ele também é uma opção.

4. Dobre a omelete na metade e escorregue-a para um prato. Coma lentamente, aproveitando cada garfada.

Ovos mexidos
3 ovos
2 colheres (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Quebre os ovos numa tigela de vidro, inox ou porcelana. Junte o leite e misture com um garfo.

2. Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque a tigela com a mistura de ovos para cozinhar em banho-maria. Ou seja, coloque a tigela encaixada na panelinha.

3. Adicione a manteiga e mexa com uma colher, sem parar, até atingir uma consistência grossa e cremosa, mas não sólida. Tempere com sal e pimenta. Sirva com fatias de pão torradas.

Pan con Jamón

Ingredientes1 pão tipo baguete
1 dente de alho inteiro
1 tomate
8 fatias de presunto cru
azeite de oliva a gosto
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média)

2. Numa tábua, corte a baguete em 4 pedaços iguais. Corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, de maneira a obter 8 fatias.

3. Coloque as fatias de pão numa assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos ou até que comecem a dourar.

4. Retire as fatias do forno. Descasque o alho e passe rapidamente sobre cada fatia de pão.

5. Corte o tomate ao meio e esfregue sobre cada fatia de pão. Acrescente uma fatia de presunto, regue com azeite e sirva a seguir.

Bolo delícia de limão

Para a massaIngredientes3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
220 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

4. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.

6. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.Para o glacêIngredientes1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar
Modo de PreparoEnquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.

Arroz de forno

Ingredientes2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de endro fresco picado
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2. Numa tigela, junte os ovos, o endro e apenas 1 colher (sopa) do leite. Bata ligeiramente com um garfo.

3. Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto e junte a mistura de ovos. Mexa bem com uma colher de pau e desligue o fogo para que os ovos cozinhem sem secar completamente.

4. Numa tigela, junte o leite restante, o arroz cozido, os ovos mexidos, o vinagre e a metade do queijo parmesão. Misture bem e transfira para uma travessa refratária. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno preaquecido para gratinar por 15 minutos. Sirva imediatamente.

Empadão de palmito

Para a massaIngredientes4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura vegetal
sal a gosto
Modo de Preparo1. Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture muito bem com as mãos. Aos poucos, o calor da sua mão fará a gordura e a manteiga derreterem.

2. Misture bem até obter uma massa homogênea.

3. Divida a massa em duas porções. Com as mãos, espalhe uma das porções de massa, cubrindo o fundo e toda a lateral de uma fôrma de fundo removível. Esta massa não pode ser aberta com um rolo de macarrão, pois sua textura lembra a de uma farofa úmida. Se faltar massa, pegue um pouco da outra metade.

4. Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme. Com as mãos, vá pressionando a massa com cuidado, abrindo em formato de disco (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.Para o recheioIngredientes500 g / 2 vidros de palmito em conserva
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo (americano) de leite
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 gemas
1/2 xícara (chá) de salsinha
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Pique o palmito em rodelas não muito finas.

3. Com uma faca, corte o tomate ao meio e retire as sementes. Corte cada metade em tiras finas. As tiras devem ser cortadas em quadrados pequenos.

4. Dissolva a farinha de trigo no leite, com cuidado para não empelotar.

5. Numa panela, leve o azeite ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho picados e misture. Deixe refogar por 4 minutos.

6. Acrescente o tomate na panela e misture. Junte o palmito e refogue por 5 minutos.

7. Adicione o leite com a farinha diluída ao preparado da panela e misture muito bem. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo.

8. Distribua o recheio dentro da fôrma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher.

9. Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta. Você deve pegar o disco com o filme por baixo, para evitar que a massa se quebre.

10. Retire o filme de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo.

11. Numa tigelinha, bata as gemas com um garfo. Pincele a superfície da torta com as gemas batidas.

12. Leve a torta ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até ela ficar bem dourada.

13. Retire do forno e desenforme. Sirva quente.

Pavê de chocolate

Para a baseIngredientes250 g / 1 pacote de biscoito champanhe
1 copo americano leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
2 colheres (sopa) de conhaque
200 g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
Modo de Preparo1. Numa panela pequena, junte 1 copo de leite, o achocolatado e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue e deixe esfriar.

2. Com o auxílio de uma colher, mergulhe um biscoito champanhe de cada vez na mistura de leite com achocolatado e o conhaque por apenas 10 segundos. Retire, deixe escorrer o excesso e disponha o biscoito numa travessa retangular de tamanho médio. Repita a operação com todos os biscoitos, colocando-os uns ao lado dos outros até formar uma camada completa. Reserve.

3. Numa panela, coloque a 1/2 xícara (chá) de leite, o chocolate picado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até o chocolate derreter completamente. Desligue o fogo.

4. Com uma colher, regue a camada de biscoitos com a mistura de chocolate derretido. Espalhe bem a mistura com as costas da colher.Para a coberturaIngredientes2 latas de leite condensado
1 medida de lata de leite
3 ovos
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo1. Em duas tigelinhas, separe as claras das gemas.

2. Numa panela, junte o leite, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e continue mexendo. Quando o creme começar a desgrudar do fundo da panela, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar.

3. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Acrescente o açúcar e continue batendo por mais 3 minutos. Junte o creme de leite à e bata rapidamente para misturar por, aproximadamente, 30 segundos.

4. Na travessa com os biscoitos, despeje o creme de gemas e de leite condensado. Espalhe bem com as costas de uma colher. Cubra com o creme de claras e espalhe com cuidado, para que o pavê fique bem nivelado. Leve ao congelador por 1 hora e meia. Retire do congelador e sirva a seguir.

Brigadeirão

Para a massaIngredientes7 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de achocolatado
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de coco ralado
50 g de chocolate granulado
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado, até obter uma massa homogênea.

3. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa, prepare a cobertura (veja a receita abaixo). Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.

4. Para desenformar, coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.Para a coberturaIngredientes1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de PreparoNuma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Batatas ao murro

Ingredientes4 batatas grandes
2 l de água
4 colheres (sopa) de sal grosso
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
alecrim a gosto
papel-alumínio
Modo de Preparo1. Sem descascar as batatas, lave-as bem sob água corrente.

2. Numa panela grande, coloque as batatas com a casca e 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo.

3. Quando esfriar, dê um murro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas.

4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

5. No fundo de uma travessa refratária, espalhe metade do sal grosso e disponha as batatas. Salpique o restante do sal, regue com o azeite e polvilhe com o alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Sirva quente com carnes, aves e especialmente com peixes.

Bolo nega maluca de microondas

Para a massaIngredientes3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água fervente
Modo de Preparo1. Na batedeira, junte a farinha de trigo, o açúcar, o óleo, o chocolate em pó, os ovos e o sal e bata apenas para misturar. Acrescente a água fervendo e bata a massa até que fique homogênea. Desligue a batedeira e junte o fermento em pó. Misture delicadamente com uma espátula.

2. Em uma forma refratária, despeje a massa e leve ao microondas para assar, em potência alta, por 8 minutos. Retire o bolo do microondas e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura.

3. Passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma. Para desenformar, coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Coloque a cobertura sobre o bolo e sirva.Para a coberturaIngredientes4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de leite
Modo de PreparoEm uma tigela refratária, misture todos os ingredientes e leve ao microondas para cozinhar, em potência alta, por 4 minutos. A cada minuto, retire o refratário do forno e mexa bem a cobertura. Despeje a cobertura ainda quente sobre o bolo.

Bolo em camadas de chocolate

para a massaIngredientes8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).

2. Unte duas fôrmas redondas de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

3. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento sobre uma tigela. Misture e reserve.

4. Peneire o açúcar sobre uma tigelinha. Reserve.

5. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na tigela grande da batedeira.

6. Sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar aos poucos. Diminua a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos.

7. Desligue a batedeira e incorpore a farinha, o chocolate e o fermento peneirados à massa, misturando com uma espátula ou colher de pau.

8. Em seguida, distribua a massa nas duas fôrmas. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto.

9. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Com cuidado, passe uma faca de ponta redonda na lateral do bolo e desenforme sobre um prato.

10. Corte cada bolo ao meio com a ajuda de uma linha ou uma faca. (Veja aqui como cortar o bolo, usando uma linha.)

11. Com a ajuda de uma colher, umedeça cada disco com um pouco de leite. Reserve.Para o recheio e cobertura (ganache de chocolate)Ingredientes600 g de chocolate meio amargo
3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
Modo de Preparo1. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.

2. Adicione o creme de leite fresco ao chocolate e misture até obter um creme homogêneo.Corte de bolo com fioPara fazer um bolo mais incrementado, nada como um bom recheio, como deliciosos cremes ou geléias. Entretanto, cortá-lo em camadas requer alguma prática ou um fio de náilon! Corte um pedaço de fio um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma extremidade em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze puxando vagarosamente até cortar uma camada. Abra o bolo, espalhe o recheio, “tampe” novamente e está pronto para receber a cobertura.

Batata chips

Ingredientes1 kg de batata
óleo de canola para fritar
sal a gosto
Modo de Preparo1. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. (Se quiser, use um ralador ou mandoline para que fiquem todas com a mesma espessura.)

2. Forre uma travessa com papel-toalha.

3. Leve uma frigideira grande com bastante óleo ao fogo alto para aquecer.

4. Quando o óleo estiver quente, frite as rodelinhas de batata sem deixar dourar demais, pois elas amargam.

5. Com uma escumadeira, retire as batatas e transfira para a travessa forrada com papel-toalha.

6. Tempere com sal e sirva a seguir.

Frango alla parmigiana light

Ingredientes2 filés de 350 g cada de frango
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
4 fatias de mussarela
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (chá) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
suco de 1 limão
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Num prato, tempere os filés com sal e limão.

3. Coloque os filés entre duas folhas de filme e bata levemente com um
batedor de carne. Retire o filme e transfira os filés para uma assadeira. Em seguida, leve ao forno para assar por 20 minutos.

4. Retire a assadeira do forno e regue os filés com o molho de tomate. Cubra com as fatias de queijo, polvilhe com o orégano e o parmesão.

5. Volte os filés ao forno e deixe gratinar por mais 5 minutos ou até que o queijo tenha derretido. Sirva a seguir.

Bobó de camarão

Ingredientes500 g de camarão médio limpo
1 kg de mandioca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola
1 pimentão vermelho
200 ml de leite de coco
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
sal e pimenta-dedo-de-moça a gosto
2 colheres (sopa) de coentro fresco
Modo de Preparo1. Numa tábua, pique os dentes de alho, a cebola, o coentro e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e corte em cubinhos.

2. Descasque a mandioca e corte em pedaços grandes. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até que a mandioca fique macia.

3. Numa frigideira, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente o alho e refogue até dourar. Aumente o fogo, adicione os camarões e refogue por 3 minutos. Reserve.

4. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos. Reserve.

5. No liquidificador, bata a mandioca ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimentão até obter um creme homogêneo. Se o copo do liquidificador for pequeno, bata os ingredientes em duas etapas.

6. Numa panela grande, coloque o camarão refogado, o creme de mandioca e leve ao fogo alto. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo-de-moça picada. Desligue o fogo e adicione o coentro. Misture bem e sirva quente.

Banana à milanesa

Ingredientes6 bananas-nanicas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
2 ovos
1/2 l de óleo de canola
Modo de Preparo1. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer.

2. Quebre os ovos num prato fundo e bata ligeiramente com um garfo.

3. Coloque a farinha de trigo num prato raso e a farinha de rosca em outro. Descasque as bananas.

4. Coloque as bananas no prato com a farinha de trigo. Elas devem ficar totalmente envoltas por farinha. Bata ligeiramente as bananas contra as mãos, retirando o excesso de farinha.

5. Retire as bananas do prato de farinha de trigo e coloque-as (uma por uma) no prato com o ovo batido. Mergulhe-as bem no ovo.

6. Escorra bem o excesso de ovo e transfira uma banana por vez para o prato com a farinha de rosca. Envolva muito bem todas as bananas com essa farinha.

7. Quando o óleo estiver bem quente, coloque duas bananas por vez para fritar. deixe fritar até que fiquem douradas. Em seguida, retire-as do óleo com uma escumadeira e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente.

Feijão tropeiro

Ingredientes500 g de feijão-carioquinha
50 g de bacon
125 g de linguiça de porco
125 g de torresmo
75 g de carne-seca
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1/2 pimenta-dedo-de-moça picada
1/4 xícara (chá) de salsinha picada
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de banha de porco
sal a gosto
Modo de Preparo1. Escolha e lave bem o feijão.

2. Coloque o feijão numa panela grande e complete com água, o suficiente para cobrir os feijões.

3. Leve a panela ao fogo alto e espere ferver. Abaixe o fogo e deixe os feijões cozinharem por 90 minutos ou até que fiquem cozidos. O feijão deve ficar levemente %u201Cal dente%u201D.

4. Enquanto o feijão cozinha, prepare os outros ingredientes.

5. Numa panela pequena, coloque a lingüiça e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 15 minutos.

6. Em seguida, retire a panela com a lingüiça do fogo. Transfira a lingüiça para uma tábua e corte em rodelas finas. Reserve.

7. Com uma faca afiada, corte o torresmo em tiras (1 cm) e as tiras em cubos (1 cm).

8. Coloque o torresmo numa panela pequena e leve ao fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.

9. Em seguida, aumente o fogo e deixe fritar por mais 2 minutos ou até que o torresmo fique dourado e crocante.

10. Com uma escumadeira, retire o torresmo da panela e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Reserve.

11. Corte o bacon em fatias (0,5 cm). Reserve.

12. Numa panela média, coloque a carne-seca e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe ferver por 2 minutos e escorra a água.

13. Em seguida, acrescente água fria novamente à panela, o suficiente para cobrir a carne, e leve ao fogo alto até ferver. Repita o procedimento acima por mais quatro vezes.

14. Retire a carne seca da água e transfira para uma tábua. Com uma faca bem afiada, pique a carne-seca em pequenos pedaços.

15. Coloque a banha numa frigideira antiaderente e leve ao fogo baixo para derreter. Quando a banha tiver derretido, junte a cebola, o alho e a pimenta picada e frite até que os ingredientes comecem a dourar.

16. Retire o refogado do fogo e adicione ao feijão que está cozinhando na panela. Uns 15 minutos antes de o feijão ficar pronto, junte o bacon, a lingüiça de porco, a carne-seca e a salsinha. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e retire do fogo.

17. Acrescente a farinha de mandioca e o torresmo, misturando bem. Sirva a seguir.

Doce de leite

Ingredientes4 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Preparo1. Numa panela, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver (cerca de 10 minutos).

2. Cozinhe, mexendo sempre para o leite não ferver, por mais 1 hora ou até o creme engrossar e adquirir uma cor de caramelo-claro. Se necessário, deixe por mais tempo para atingir o ponto certo.

3. Quando o doce estiver com a cor de caramelo, retire a panela do fogo e deixe esfriar.

4. Transfira para um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por, no máximo, 10 dias.Dica:Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Brigadeiro

Ingredientes1 lata de leite condensado
1/2 medida de lata de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
2 xícaras (chá) de chocolate granulado
40 forminhas de brigadeiro
Modo de Preparo1. Com um pincel, unte um prato com um pouco de manteiga. Reserve.

2. Separe as forminhas umas das outras com cuidado e disponha numa travessa pequena. Reserve.

3. Numa panela, misture o leite condensado, o leite, o achocolatado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa bem.
Quando ferver, cozinhe por mais 15 minutos ou até aparecer o fundo da panela. Retire a panela do fogo e transfira o brigadeiro para o prato untado. Deixe esfriar.

4. Numa tigelinha, coloque o chocolate granulado e deixe ao lado do prato com a massa de brigadeiro.

5. Espalhe um pouco de manteiga na palma das mãos e, com a ajuda de 1 colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm. Passe as bolinhas pela tigelinha com o chocolate granulado, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas nas forminhas. Sirva a seguir.

Quindão

Ingredientes200 g de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
50 g de coco ralado
9 gemas
1 ovo
manteiga para untar
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Unte uma fôrma com furo no meio, espalhando um pouco de manteiga com um pedaço de papel-toalha para ficar bem uniforme. Numa leiteira, coloque água e leve ao fogo médio para ferver.

2. Numa tigela refratária, derreta a manteiga em banho-maria. Reserve.

3. Separe as gemas das claras. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Antes de adicionar a gema à tigela da receita, verifique se o ovo está estragado. Reserve as claras numa tigela separada. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras reservadas à parte não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.

4. Na tigela com as gemas, junte o açúcar, o coco e o ovo e misture muito bem com uma colher. Acrescente a manteiga derretida e misture até ficar homogêneo. Transfira o creme para a fôrma untada.

5. O quindão irá assar em banho-maria. Para isso, coloque a fôrma dentro de uma assadeira. Leve a assadeira ao forno preaquecido e, só então, coloque a água fervendo, com cuidado para não respingar no creme. Deixe assar por 3 horas.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 2 horas fora da geladeira. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Se o quindão não soltar, dê uma giradinha na fôrma, segurando o prato. Sirva frio.

Cocada

Ingredientes400 g de coco fresco ralado grosso
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de leite condensado
óleo de canola para untar
Modo de Preparo1. Unte uma assadeira grande com óleo. Reserve.

2. Numa panela, dissolva completamente o açúcar na água antes de levar ao fogo. Depois que o açúcar estiver dissolvido, leve a panela ao fogo médio. Quando ferver, não mexa mais a calda e passe um pincel com água na borda da panela, para retirar os cristais que se formam. Deixe cozinhar até a calda ficar em ponto de fio médio.

3. Adicione o coco ralado na panela com a calda e misture bem com uma colher. A seguir, junte o leite condensado e continue mexendo até que a mistura comece a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo.

4. Com uma colher de sopa, distribua colheradas de cocada sobre a assadeira untada. Deixe a cocada endurecer um pouco.

5. Com a ajuda de uma espátula, retire as cocadas da assadeira e transfira para um prato. Sirva fria.DicaSe quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e armazene em um recipiente com tampa.

Receitas de biscoitos:

Macarons

Para a massaIngredientes3 xícaras (chá) de amêndoas (sem pele)
3 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 claras (para dar a liga)
3 claras (para bater em neve)
1 pitada de cremor tártaro (opcional)
corante alimentício (de sua preferência)
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). Forre 4 assadeiras grandes com papel-manteiga.


2. No processador de alimentos, bata as amêndoas até obter uma farinha fina.


3. Passe o pó de amêndoas por uma peneira. Transfira para uma tigela e junte 1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro.


4. Adicione as 2 claras e misture bem. Reserve.


5. Em uma panela, junte o açúcar de confeiteiro restante e 1/3 de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.


6. Coloque as 3 claras na batedeira. Junte o cremor tártaro (opcional) e bata até o ponto de neve.


7. Com a batedeira ligada, despeje a calda sobre as claras em neve e continue batendo até que fique um merengue firme.


8. Junte a metade do merengue à mistura de amêndoas, mexendo delicadamente. Adicione a outra metade e misture apenas para incorporar.


9. Se quiser macarons coloridos, adicione aos poucos gotas do corante desejado à massa e misture bem, observando o resultado. (Para fazer os macarons verdes, misture gostas de corante amarelo e azul.)


10. Transfira a preparação para um saco de confeitar.


11. Nas assadeiras forradas com papel-manteiga, modele pequenos círculos de cerca de 3 cm, deixando espaço entre eles, pois irão crescer ao assar. Deixe descansar por 30 a 40 minutos à temperatura ambiente, até que se forme uma crosta na superfície.


12. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos. Faz cerca de 110 suspiros.Para o recheioIngredientes1/2 xícara (chá) de açúcar
20 ml de água
1 clara
1 1/2 colher (sopa) de açúcar (para a clara)
100 g de manteiga gelada cortada em cubos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de mel
1/4 colher (chá) de água de flor de laranjeira
Modo de Preparo1. Em uma panela, junte a 1/2 xícara (chá) de açúcar e os 20 ml de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.

2. Numa batedeira, bata a clara até o ponto neve. Acrescente a 1 1/2 colher (sopa) de açúcar e continue batendo.

3. Acrescente a calda à clara e continue batendo.

4. Troque o acessório tradicional da batedeira pela pá. Incorpore a manteiga gelada cortada em cubinhos e bata até obter um creme homogêneo. Se preferir, misture bem com uma espátula. Adicione a essência de baunilha, o mel e a água de flor de laranjeira.

5. Se quiser, você também pode adicionar um pouco de geléia ao recheio. Nós colocamos um pouco de geléia de amora para os macarons cor-de-rosa.Para a montagem
Modo de PreparoCom uma colher de chá, espalhe um pouco de recheio na parte de baixo um dos "suspiros". Coloque outro sobre o creminho e o macaron está pronto!

Biscoitinho bicolor

Para a massa de baunilhaIngredientes200 g de manteiga gelada cortada em cubos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 gema
2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de raspas de limão
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de Preparo1. Numa tigela, coloque a manteiga em cubinhos. Junte o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira. Com uma colher, misture bem até que fique com a consistência pastosa.

2. Junte a gema, as raspas de limão e a essência de baunilha e misture bem.

3. Adicione a farinha de trigo, passando por uma peneira. Com as mãos, sove bem a massa, até que fique lisa.

4. Envolva a massa em filme e leve à geladeira para descansar por 1 hora.Para a massa de chocolateIngredientes200 g de manteiga gelada cortada em cubos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 gema
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de cacau em pó
1/4 colher (chá) de raspas de limão
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de Preparo1. Numa tigela, coloque a manteiga em cubinhos. Junte o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira. Com uma colher, misture bem até que fique com a consistência pastosa.

2. Junte a gema, as raspas de limão e a essência de baunilha e misture bem.

3. Adicione a farinha de trigo e o cacau em pó, passando por uma peneira. Com as mãos, sove bem a massa, até que fique lisa.

4. Envolva a massa em filme e leve à geladeira para descansar por 1 hora.Para a montagem
Modo de Preparo1. Preaqueca o forno a 180ºC (temperatura média). Forre três assadeiras grandes com papel-manteiga.

2. Retire as duas massas da geladeira.

3. Forre uma superfície de trabalho com papel-manteiga. Coloque a massa de baunilha no centro do papel e coloque outra folha por cima. Com o auxílio de um rolo, abra a massa, até que fique com 0,5 cm de espessura. Reserve.

4. Faça o mesmo procedimento para abrir a massa de chocolate.

5. Sem o papel, coloque a massa de chocolate sobre a massa de baunilha.

6. Enrole as massas como se fosse um rocambole. Leve à geladeira por mais 1 hora.

7. Retire o cilindro de massa da geladeira e fatie em pedaços de 0,5 cm.

8. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas e leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até que fiquem levemente dourados.

Biscoito 1,2,3

Ingredientes100 g /1/2 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga
300 g /2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo1. Preaqueca o forno a 180ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

2. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.

3. Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte em pedaços de 0,5 cm de espessura.

4. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas. Deixe espaço entre eles para que não grudem ao assar.

5. Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo.

6. Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.

Tuiles de baunilha

Ingredientes3 claras
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga (derretida)
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Unte um rolo de abrir massa com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

3. Na batedeira, junte as claras e o açúcar. Bata até obter uma espuma.

4. Junte a farinha de trigo e misture levemente. Adicione a manteiga derretida, a essência de baunilha e mexa bem com uma espátula para incorporar.

5. Cubra a tigela com filme e leve à geladeira para a descansar por 30 minutos.

6. Sobre a assadeira preparada, coloque uma colher (chá) de massa e espalhe com a parte côncava da colher para formar um disco de 5 cm de diâmetro. Repita a operação até preencher a assadeira. É importante deixar espaços entre os círculos para que eles não grudem ao assar.

7. Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe por 5 minutos, ou até que as bordas da massa comecem a dourar.

8. Com uma espátula, retire um disco de massa da assadeira. Rapidamente, coloque o disco sobre o rolo untado, pressione com a mão para que pegue o formato do rolo. Repita a operação com os outros discos. Este passo deve ser feito rapidamente porque senão os discos esfriam e se quebram se pressionados contra o rolo.

9. Repita os procedimentos até acabar com a massa. É importante untar a fôrma a cada vez que ela for utilizada para as tuiles não grudarem.

Palmier

Ingredientes200 g de massa folhada pronta
150 g de açúcar cristal
Modo de Preparo1. Se você quiser fazer a massa folhada em casa, clique aqui para ver a receita
2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
3. Forre o fundo de três assadeiras grandes com papel-manteiga. Reserve.
4. Abra a massa no formato de um retângulo de 60 cm x 30 cm, com 0,4 cm de espessura. Polvilhe com o açúcar cristal.
5. No sentido do comprimento, dobre as duas laterais na metade, até que se encontrem no centro, deixando 1 cm de espaço entre elas.
6. Pincele com um pouco de água, polvilhe com mais açúcar e faça mais uma dobra das laterais para o centro. Não pressione demais.
7. Repita a operação pela última vez.
8. Com uma faca, corte a massa em fatias formando os palmiers (formato de coração).
9. Polvilhe-os com açúcar, transfira para a assadeira preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos, ou até que estejam dourados.
10. Retire do forno e deixe esfriar.

Cookies de laranja com chocolate

Para a massaIngredientes1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de maisena
1 pitada de sal
180 g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Corte 4 folhas de papel-manteiga do tamanho do fundo de uma assadeira grande. Reserve.

2. Com a parte fina do ralador, raspe a casca da laranja. Cuidado para não pegar a parte branca da laranja, pois amarga a receita.

3. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o maisena, as raspas de laranja e o sal. Adicione a manteiga e a essência de baunilha. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea.

4. Coloque a massa sobre uma folha e cubra com a outra. Com um rolo, abra a massa até que ela fique com cerca de 0,5 cm de espessura.

5. Retire a folha de papel de cima e, com um cortador redondo de biscoito, faça vários cortes, deixando espaço entre eles para que não grudem ao assar. Retire as bordas e transfira a folha com os discos para a assadeira.

6. Faça uma bola com a massa restante e repita a operação.

7. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até que fiquem levemente dourados.

8. Retire e deixe esfriar por 5 minutos.Para o banho de chocolateIngredientes180 g de chocolate meio amargo
Modo de Preparo1. Forre o fundo de uma assadeira com papel-alumínio.

2. Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela refratária e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com água.

3. Banhe a metade de cada biscoito no chocolate derretido e transfira para a assadeira preparada.

4. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos, até o chocolate endurecer. Retire e sirva.

Curau

Ingredientes6 espigas de milho verde
400 ml de leite
200 g de açúcar
canela em pó para polvilhar
Modo de Preparo1. Lave as espigas de milho sob água corrente. Com a ajuda de uma faca afiada, retire o milho da espiga. Reserve.

2. Coloque os grãos de milho e o leite no liquidificador e bata em velocidade média por 30 segundos.

3. Passe a mistura por uma peneira e separe o líquido do bagaço. Despreze o bagaço e reserve o líquido.

4. Coloque o líquido reservado e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo por 10 minutos, mexendo sempre, ou até engrossar.

5. Retire do fogo e distribua em tigelinhas individuais.

6. Deixe esfriar, polvilhe canela e sirva a seguir.

Broinha de fubá

Ingredientes1 l de leite
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de banha de porco
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
5 ovos
500 g de fubá
250 g de açúcar
banha de porco para untar
manteiga e fubá para untar e polvilhar
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 150°C (temperatura baixa). Unte uma assadeira retangular com manteiga e polvilhe com fubá. Reserve.

2. Numa panela grande, junte o leite, a banha, o sal, as sementes de erva-doce e o açúcar. Leve ao fogo médio.

3. Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela.

4. Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente os ovos, um a um, misturando vigorosamente entre cada adição. Verifique o ponto da massa entre cada adição de ovo. A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. Talvez seja necessário colocar ovos a mais ou a menos.

5. Unte uma xícara (chá) com banha e polvilhe com fubá. Coloque 1 colher (sopa) da massa dentro da xícara. Faça movimentos circulares com a xícara para que a massa vire uma bolinha. Escorregue a bolinha que se formou para a assadeira untada e polvilhada com fubá. Faça mais 4 ou 5 bolinhas. Unte e polvilhe a xícara novamente. Repita a operação com toda a massa.

6. Com a ponta de uma faca afiada, faça um "x" sobre cada broinha.

7. Leve a assadeira com as broinhas ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as broinhas fiquem levemente douradas. Retire do forno e sirva a seguir.